Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989Palabras clave:
ensino de gramática, variação linguística, três eixos.Resumen
Este artigo tem como objetivos: (i) investigar o ensino do componente gramatical, considerando a variação linguística e a relação gramática-texto no material proposto para o ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro; e (ii) contrastar os dados levantados nesse material com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com as diretrizes municipais para o ensino (RIO DE JANEIRO, 2013, 2016). Toda a investigação se desenvolveu em observação à proposta de ensino de gramática em três eixos, conforme Vieira (2014, 2017, 2018). O objetivo geral do trabalho é informar sobre as práticas pedagógicas vigentes, práticas essas pensadas a partir dos PCN. Isso se justifica, pois, para se propor estratégias didáticas produtivas para o trabalho com o componente linguístico, é preciso ter conhecimento das orientações curriculares e da abordagem que se tem praticado. Os resultados aqui apresentados integram parcialmente nosso trabalho monográfico.
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