Gradiência das transposições ortográficas na escrita de crianças do Ensino Fundamental I

Autores/as

  • Lourenço Chacon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil
  • Mirian Verza Amarante Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0514-5263

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3307

Resumen

Foi investigada a distribuição das transposições ortográficas na escrita infantil, conforme ocorressem sob forma de permutas, transposições intersilábicas e transposições intrassilábicas. Para tanto, foram analisadas 63 produções textuais de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram: (1) predomínio de acertos sobre os erros de transposições; e (2) predomínio das transposições intrassilábicas sobre as intersilábicas e as permutas. Esses dois tipos de predomínio mostram: quanto a (1), a importância de se verem os erros ortográficos não em si mesmos, mas em sua relação com os acertos ortográficos; e quanto a (2), a maior proximidade das transposições intrassilábicas com o acerto, já que elas envolvem o deslocamento de apenas um grafema no interior de uma mesma sílaba da palavra, enquanto as intersilábicas envolvem um grafema e duas sílabas e as permutas dois grafemas e duas sílabas da palavra.

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Publicado

2023-08-02

Cómo citar

Chacon, L., & Amarante, M. V. . (2023). Gradiência das transposições ortográficas na escrita de crianças do Ensino Fundamental I. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1003–1016. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3307

Número

Sección

Artigos