Análise discursiva da imagem de Eduardo Campos nas propagandas político-partidárias de 2013

Autores/as

  • Vanessa Amin Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.579

Palabras clave:

imagem discursiva, propagandas político-partidárias, análise do discurso, éthos.

Resumen

Neste trabalho, investigamos a construção da imagem discursiva do então presidente do Partido Socialista Brasileiro, Eduardo Campos, em duas propagandas político-partidárias que circularam na televisão no ano de 2013. Para tanto, nos valemos do arcabouço teórico da Análise do Discurso, desenvolvendo um processo analítico que considera linguagem verbal e não verbal de forma não dissociada e, em cujas análises, articulamos noções da AD, em especial a noção de éthos. No corpus em questão, percebemos que a imagem de Campos é construída por meio da articulação de estratégias que colaboram para o estabelecimento de diversos ethé discursivos – político sério, competente, humano, solidário, corajoso. Esses ethé se conjugam em torno do objetivo de tentar conquistar a confiança e a credibilidade do público. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Amin, Universidade Federal de Minas Gerais

Vanessa Amin é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Fez especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). Mestre em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela UFMS.  Atualmente, é jornalista da Divisão de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social da UFMS e doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. Área de pesquisa: Análise do Discurso, Gêneros do Discurso.

Citas

AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008. 205 p.

AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade enunciativa. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas: UNICAMP – IEL, v. 19, p. 25-42, jul./dez. 1990.

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas – As não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. 200 p.

CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006. 290 p.

AUTHIER-REVUZ, J. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2008. 328 p.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. 236 p.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. Campinas: Pontes, 1997. 198 p.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. POSSENTI, S. et al. (orgs.). Curitiba: Criar, 2006. 181 p.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. et al. (orgs.). Ethos Discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-29.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re) ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003. 110 p.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. São Paulo: UNICAMP, 1988. 317 p.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: HAK, T. et al. (orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: UNICAMP, 1990. p. 61-87.

Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Amin, V. (2016). Análise discursiva da imagem de Eduardo Campos nas propagandas político-partidárias de 2013. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 1092–1106. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.579

Número

Sección

Análise do Discurso