Análise discursiva da imagem de Eduardo Campos nas propagandas político-partidárias de 2013

Autores

  • Vanessa Amin Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.579

Palavras-chave:

imagem discursiva, propagandas político-partidárias, análise do discurso, éthos.

Resumo

Neste trabalho, investigamos a construção da imagem discursiva do então presidente do Partido Socialista Brasileiro, Eduardo Campos, em duas propagandas político-partidárias que circularam na televisão no ano de 2013. Para tanto, nos valemos do arcabouço teórico da Análise do Discurso, desenvolvendo um processo analítico que considera linguagem verbal e não verbal de forma não dissociada e, em cujas análises, articulamos noções da AD, em especial a noção de éthos. No corpus em questão, percebemos que a imagem de Campos é construída por meio da articulação de estratégias que colaboram para o estabelecimento de diversos ethé discursivos – político sério, competente, humano, solidário, corajoso. Esses ethé se conjugam em torno do objetivo de tentar conquistar a confiança e a credibilidade do público. 

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Biografia do Autor

Vanessa Amin, Universidade Federal de Minas Gerais

Vanessa Amin é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Fez especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). Mestre em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela UFMS.  Atualmente, é jornalista da Divisão de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social da UFMS e doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. Área de pesquisa: Análise do Discurso, Gêneros do Discurso.

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Amin, V. (2016). Análise discursiva da imagem de Eduardo Campos nas propagandas político-partidárias de 2013. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 1092–1106. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.579

Edição

Seção

Análise do Discurso