Discurso e relações de consumo: considerações sobre a morte-mercadoria na publicidade funerária

Autores/as

  • Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.619

Palabras clave:

discurso, morte-mercadoria, capitalismo.

Resumen

O presente estudo tem como finalidade compreender os efeitos de sentido provenientes do discurso sobre a morte na sociabilidade contemporânea a partir da análise de materialidades publicitárias postas em circulação por empresas do Grupo Parque das Flores, atualmente o maior conglomerado empresarial funerário de Maceió/AL. A Análise do Discurso (AD) pecheutiana é tomada como arcabouço teórico norteador, sendo também trazidos para a discussão a teoria marxista acerca da mercadoria e estudos provenientes das áreas de Publicidade e Propaganda. Após análise de enunciados como "Parta dessa para uma melhor", pôde-se depreender, dentre outras compreensões, que a morte na contemporaneidade assume discursivamente a função de mercadoria, sendo estimulado o consumo de produtos e serviços funerários e reproduzidas ideias dominantes oriundas da sociabilidade capitalista.    

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Biografía del autor/a

Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Unidade de Penedo

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Pimentel, M. S. R. (2016). Discurso e relações de consumo: considerações sobre a morte-mercadoria na publicidade funerária. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 955–970. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.619

Número

Sección

Análise do Discurso