A prática escolar de ensino de gêneros do discurso argumentativo: pedagogia da dessubjetivação

Autores/as

  • Luciano Novaes Vidon

Palabras clave:

discurso, subjetividade, Gêneros do Discurso Argumentativo.

Resumen

Quais as concepções, propostas didático-pedagógicas e práticas de produção de textos argumentativos que encontramos no contexto atual do ensino de língua portuguesa? Essa questão se faz pertinente, no momento, tendo-se em conta as mudanças vislumbradas para o ensino de língua portuguesa nos últimos anos, em especial a partir da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. Este artigo tem como objetivo discutir alguns dados que refletem o atual estado desse processo ensino-aprendizagem. Com base em uma concepção dialógica de linguagem, segundo Bakhtin/Voloshinov (2003), procuramos analisar marcas de uma tensão entre subjetividade e dessubjetivação em materiais didáticos trabalhados para o ensino de gêneros do discurso argumentativo e, também, em textos produzidos por estudantes de ensino médio, em situações diversas de enunciação nesse domínio do discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Vidon, L. N. (2016). A prática escolar de ensino de gêneros do discurso argumentativo: pedagogia da dessubjetivação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 743–755. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/963

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas