Memória de brincadeira: o dito e o não dito nas brincadeiras de escola

Autores

  • Cidarley Grecco Fernandes Coelho Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Memória, Tecnologia

Resumo

Este trabalho analisa discursivamente vídeos do portal e a descrição na fanpage do projeto Memórias do Futuro, que, com o propósito de não deixar se perder as memórias de infância, armazena, divulga e faz circular práticas do brincar, em um discurso de preservação, e para isso utiliza tecnologias móveis. A análise em questão mostra a relação dos sujeitos com o uso da tecnologia para registro nas práticas educativas, e refl ete sobre o discurso que nesse projeto é atravessado pela “memória metálica” (ORLANDI, 2010), na qual os sentidos de brincar, de ontem e de hoje, se cristalizam, e se produzem na evidência de uma necessidade constante de estocagem, enquanto preservação e não historicidade. Para analisar discursivamente as formulações do projeto, os não ditos, o apagamento de sentidos, é preciso estabelecer uma relação de sentido na materialidade do “silêncio signifi cante” (ORLANDI, 1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução de D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. 1936. Disponível em: <http://baixacultura.org/biblioteca/artigos-ensaios-papers/1-1-a-obra-de-arte-na-era-de-sua-reprodutibilidade-tecnica/>. Acesso em: 7 abr. 2014.

DIAS, Cristiane. e-Urbano: a forma material do eletrônico no urbano. 2011. Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/pdf/eurbano2.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2014.

MEMÓRIAS DO FUTURO. Eduque Brincando. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ChxIiJHg-mw>. Acesso em: 7 abr. 2014.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância. Educação & Realidade, v. 31, p. 89-106, 2006.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

ORLANDI, Eni P. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p. 59-69.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni P. A contrapelo: incursão teórica na tecnologia – discurso eletrônico, escola, cidade. Rua, v. 2, n. 16, p. 5-17, 2010. Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/rua/pages/home/lerArtigo.rua?pdf=1&id=91>. Acesso em: 7 abr. 2014.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e Introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução de Suzana Menescal de A.Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Grafhia Editorial, 1999.

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Fernandes Coelho, C. G. (2016). Memória de brincadeira: o dito e o não dito nas brincadeiras de escola. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 962–971. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1029

Edição

Seção

Análise do Discurso