Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão
Mots-clés :
línguas estrangeiras, telecolaboração, autonomia, reflexão.Résumé
Este artigo aborda a prática telecolaborativa em teletandem visando a maximizar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras e investigar os espaços para o exercício da autonomia e reflexão. O teletandem é um novo contexto para a aprendizagem de línguas no qual parcerias são formadas por alunos que se ajudam a aprender a língua. Um estudo qualitativo de cunho etnográfico foi conduzido e enfocou parcerias entre alunos brasileiros e americanos. A partir de e-mails, conversas informais, relatórios escritos e notas de campo coletadas no Laboratório de Teletandem, os resultados apontaram que a autonomia é gradativamente vivenciada pelos parceiros ao assumirem a responsabilidade por sua aprendizagem. Verificou-se, também, que o teletandem é um contexto que fomenta atitudes reflexivas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-04-04
Comment citer
Garcia, D. N. de M. (2016). Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 481–494. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1174
Numéro
Rubrique
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas