Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão

Autores

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia

Palavras-chave:

línguas estrangeiras, telecolaboração, autonomia, reflexão.

Resumo

Este artigo aborda a prática telecolaborativa em teletandem visando a maximizar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras e investigar os espaços para o exercício da autonomia e reflexão. O teletandem é um novo contexto para a aprendizagem de línguas no qual parcerias são formadas por alunos que se ajudam a aprender a língua. Um estudo qualitativo de cunho etnográfico foi conduzido e enfocou parcerias entre alunos brasileiros e americanos. A partir de e-mails, conversas informais, relatórios escritos e notas de campo coletadas no Laboratório de Teletandem, os resultados apontaram que a autonomia é gradativamente vivenciada pelos parceiros ao assumirem a responsabilidade por sua aprendizagem. Verificou-se, também, que o teletandem é um contexto que fomenta atitudes reflexivas.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Garcia, D. N. de M. (2016). Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 481–494. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1174

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas