O inglês necessário aos pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: quão específica pode ser a Língua para Fins Específicos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2131

Palavras-chave:

ensino de língua estrangeira, Inglês para Fins Específicos (IFE), análise de necessidades

Resumo

De fato, um curso de Línguas para Fins Específicos (LFE) direciona-se a um determinado propósito, e por isso deve se guiar por uma análise de necessidades. Este artigo tem por objetivo problematizar a especificidade do inglês necessário a um grupo de pilotos militares da Força Aérea Brasileira (FAB), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), ou “Esquadrilha da Fumaça”. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o Inglês para Aviação e analisamos as situações de uso da língua pelo grupo. Os dados foram triangulados a partir de uma multiplicidade de participantes e procedimentos metodológicos, como entrevistas, grupos focais, observação e análise documental. Os resultados do estudo evidenciam que, paradoxalmente, a especificidade do inglês necessário ao EDA abarca até mesmo o chamado Inglês Geral, já que seus aviadores, além de pilotos, são oficiais militares que exercem, cumulativamente, funções administrativas, em solo, para representar a FAB e o Brasil no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda no Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Área de concentração: Linguagem e Educação

Referências

ALDERSON, J. C. Testing and its Administration in ESP. In: CHAMBERLAIN, D.; BAUMGARDNER, R. J. (ed.). ESP in the Classroom: Practice and Evaluation. Oxford: Modern English Publications in association with The British Council, 1988a. p. 87-97.

ALDERSON, J. C. Testing English for specific purposes – how specific can we get? In: HUGHES, A. (ed.). Testing English for University Study. London: Modern English Publications and the British Council, 1988b. p. 16-18.

ALDERSON, J. C. The Politics of Aviation English Testing. Language Assessment Quarterly, v. 8, n. 4, p. 386-403, 2011. DOI: 10.1080/15434303.2011.622017

BIASE, M. J.; GRATTON, F. Interpreting the Speaking Performance Requirements of Forward Air Controllers. In: JOYCE, H. S.; THOMSON, E. A. (ed.). Language in Uniform. United Kingdom: Cambridge Scholars Publishing, 2015. p. 2-17.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Regulamento Interno do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. ROCA 21-44, 2014a.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Regimento Interno do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. RICA 21-110, 2014b.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Fraseologia de Tráfego Aéreo. MCA 100-16, 2016a. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4916 Acesso em: 09 abr. 2019.

BOCORNY, A. E. P. Panorama dos estudos sobre a linguagem da aviação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 4, n. 11, p. 1-12, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000400009. Acesso em: 09 abr. 2019.

BOROWSKA, A. A multilingual speaker in global aviation communication. Journal of Research into Multilingualism, 1, p. 19-28. 2018. Disponível em: http://jrm.uw.edu.pl/wp-content/uploads/sites/133/2018/03/A-Multilingual-Speaker-in-Global-Aviation-Communication.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

BROWN, J. D. Foreign and Second Language Needs Analysis. In: LONG, M. H., DOUGHTY, C. J. (ed.). The Handbook of Language Teaching. United Kingdom: Blackwell, 2009. p. 269-293.

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. In: CELANI, M. A. A. (org.). Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, 1997.

p. 147-160.

CELANI, M. A. A. When myth and reality meet: Reflections on ESP in Brazil. English for Specific Purposes, v. 27, p. 412-423, 2008. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889490608000318. Acesso em: 09 abr. 2019.

CÉSAR, A. L.; CAVALCANTI, M. C. Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. In: CAVALCANTI, M. C.; BORTONI-RICARDO, S. M. (org.). Transculturalidade, Linguagem e Educação. v. 1. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

p. 45-66.

CHAMBERS, F. A Re-evaluation of needs analysis in ESP. The ESP Journal, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 25-33, 1980. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0272238080900074. Acesso em: 09 abr. 2019.

CHOSTELIDOU, D. Needs-based course design: the impact of general English knowledge on the effectiveness of an ESP teaching intervention. Procedia Social and Behavioral Sciences, Greece, n. 15, p. 403-409, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811002916. Acesso em: 09 abr. 2019.

DAMIÃO, S. M. Course design, action research and the use of computers: challenges in an ESP course. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 913-934, 2011. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000400007. Acesso em: 09 abr. 2019.

DOUGLAS, D. Assessing Languages for Specific Purposes. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2000.

DOUGLAS, D. Language tests can promote safer communications in international civil aviation operations. ICAO Journals, Montreal, v. 59, n. 1, p. 20-22 e 25, 2004.

DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007.

DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: a multidisciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

DUDLEY-EVANS, T. English for Specific Purposes. In: CARTER, R.; NUNAN, D. (ed.). The Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of Other Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 131-136.

EMERY, H. J. Plane English, plain English: Henry Emery charts the upward rise of very specific type of teaching. English Teaching Professional, 56, [s.l.] 2008.

EMERY, H. J. Developments in LSP Testing 30 years on? The Case of Aviation English. Language Assessment Quarterly, Reino Unido, v. 11, n. 2, p. 198-215, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15434303.2014.894516. Acesso em: 09 abr. 2019.

ESQUADRÃO DE DEMONSTRAÇÃO AÉREA/EDA. Website oficial. Disponível em: http://www2.fab.mil.br/eda/index.php/missao-visao-e-valores. Acesso em: 09 abr. 2019.

ESTIVAL, D.; FARRIS, C. Aviation English as a lingua franca. In: ESTIVAL, D.; FARRIS, C.; MOLESWORTH, B. Aviation English: A lingua franca for pilots and air traffic controllers. Nova Iorque: Routledge, 2016. p. 1-18. Disponível em: https://goo.gl/nVsT9c. Acesso em: 09 abr. 2019.

GARCIA, A. C. M. What do ICAO Language Proficiency Test Developers and Raters Have to Say about the ICAO Language Proficiency Requirements 12 Years after their Publication? A qualitative study exploring experienced professionals’ opinions. 2015. Dissertation (Master in Language Testing) – Department of Linguistics and English Language, Lancaster University, Lancaster, 2015. Disponível em: https://www.icaea.aero/wp-content/uploads/2015/10/Masters-Dissertation_Angela-Garcia_28052015.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

GALLO, C. Inglês para pilotos: análise das necessidades das situações-alvo. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.

GRUPO DE ESTUDOS EM INGLÊS AERONÁUTICO/GEIA. Apresentação — website institucional. Disponível em: http://pesquisa.icea.gov.br/geia/. Acesso em: 09 abr. 2019.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: A learning-centered approach. Cambridge, UK. Cambridge University Press, 1987.

HYMES, D. On Communicative Competence. In: PRIDE, J. B.; HOLMES, J. Sociolinguistics. Selected Readings. Harmondsworth: Penguin, 1972. p. 269-293.

JASSO-AGUILAR, R. Sources, Methods and Triangulation in Needs Analysis: A critical perspective in a case study of Waikiki hotel maids. English for Specific Purposes, Great Britain, v. 18, n. 1, p. 27-46, 1999. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889490697000483. Acesso em: 09 abr. 2019.

JOHNSTONE, R. LSP Teacher Education (Foreign languages): Common and Specific Elements. In: HOWARD, R.; BROWN, G. (ed.). Teacher Education for LSP. Reino Unido: Multilingual Matters, 1997. p. 11-21.

KARIMI, P.; SANAVI, R. V. Analyzing English Language Learning Needs among Students in Aviation Training Program. Procedia – Social and Behavioral Sciences, Tehran, Iran, n. 98, p. 852-858, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814025828. Acesso em: 09 abr. 2019.

LETT, J. A. Foreign language needs assessment in the US military. In: LONG, M. H. (ed.). Second Language Needs Analysis. New York: Cambridge University Press, 2005. p. 105-126.

LONG, M. H. Methodological issues in learner needs analysis. In: LONG, M. H. (ed.). Second Language Needs Analysis. New York: Cambridge University Press, 2005. p. 19-78.

McNAMARA, T. Measuring Second Language Performance. England: Addison Wesley Longman Limited, 1996.

MITSUTOMI, M.; O’BRIEN, K. The Critical Components of Aviation English. International Journal of Applied Aviation Studies, Oklahoma City, v. 1, n. 3, p. 117-129, 2003. Disponível em: http://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/arc/programs/academy/jpurnal/pdf/Spring_2003.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

MITSUTOMI, M.; O’BRIEN, K. Fundamental aviation language issues addressed by new proficiency requirements. ICAO Journal, Montreal, v. 59, n. 1, p. 7-9, p. 27, 2004. Disponível em: http://www.icao.int/publications/Pages/ICAO-Journal.aspx?year=2004&lang=en. Acesso em: 09 abr. 2019.

MONTEIRO, A. L. T. Comunicações entre pilotos e controladores de voo: fatores linguísticos, discursivo-interacionais e interculturais. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://pesquisa.icea.gov.br/geia/publicacoes.php. Acesso em: 09 abr. 2019.

MONTEIRO, A. L. T. Proficiência Linguística: uma ameaça à segurança operacional. Carta de Segurança Operacional, p. 9-11, 7 out. 2010. 2. ed. Disponível em: http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca-operacional/arquivos/carta/edicao-2. Acesso em: 09 abr. 2019.

MUNBY, J. Communicative Syllabus Design. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1978.

ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL/OACI. Manual on the implementation of ICAO language proficiency requirements: Doc. 9835 AN/453. 2. ed. Montreal, 2010.

PARK, K. A Needs Analysis of English for Korean Naval Officers. 2015. Thesis (Master of Arts in Teaching of English as a Second Language) – Graduate College of the University of Illinois at Urbana-Champaign, Urbana, Illinois, 2015. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/78565/PARK-THESIS-2015.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 abr. 2019.

PRINCE, D. Workplace English: approach and analysis. In: The ESP Journal. USA, v. 3,

n. 2, p. 109-116, 1984.

RAMOS, R. C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, M. (ed.). ESP and EAP in Developing and in Least Developing Countries. IATEFL, 2008. p. 68-83 Disponível em: http://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/ESPBrazil_Ramos_.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

RAHMAN, M. English for Specific Purposes (ESP): A Holistic Review. Universal Journal of Educational Research, Bangladesh, v. 1, n. 3, p. 24-31, 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1053934. Acesso em: 09 abr. 2019.

RAJGURU, S. P. Establishing English for Specific Purposes Position in ELT Context. The Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes, [s.l.], v. 5, n. 3,

p. 515-519, 2017. Disponível em: http://espeap.junis.ni.ac.rs/index.php/espeap/article/view/481/339. Acesso em: 09 abr. 2019.

RIORDAN, E. Language for Specific Purposes: Theory and Research. Language For Teaching Purposes, [s.l.], p. 15-50, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-71005-1_2#citeas. Acesso em: 09 abr. 2019.

ROBINSON, P. ESP Today: A Practitioner’s Guide. Hemel Hempstead: Prentice Hall International, 1991.

SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 36, p. 11-22, jul./dez. 2000. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/2500/4665. Acesso em: 09 abr. 2019.

SCARAMUCCI, M. V. R. O Exame de proficiência em língua inglesa para controladores de voo do SISICEAB – uma entrevista com Matilde Scaramucci. Aviation in focus, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 3-12, jan./jul. 2011. Disponível em: http://pesquisa.icea.gov.br/geia/artigos/scaramucci_entrevista.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

SCARAMUCCI, M. V. R.; RODRIGUES, M. S. A. Compreensão (oral e escrita) e produção escrita no exame CELPE-Bras: análise do desempenho de candidatos hispanofalantes. In: SIMÕES, A.; CARVALHO, A. M. de; WIEDEMANN, L. Português para falantes de espanhol – artigos selecionados escritos em português e inglês. Campinas: Pontes, 2004. p. 126-144.

SCARAMUCCI, M. V. R.; TOSQUI-LUCKS, P.; DAMIÃO, S. M. (org.). Pesquisas sobre inglês aeronáutico no Brasil. Campinas: Pontes, 2018.

SERAFINI, E. J.; LAKE, J. B.; LONG, M. H. Needs analysis for specialized learner populations: Essential methodological improvements. English for Specific Purposes, USA, v. 40, p. 11-26, out. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088949061500037X. Acesso em: 09 abr. 2019.

SILVA, L. M. A. Equipes de alta performance. Air Space Power Journal em Português, Montgomery, v. XIX, n. 3, p. 24-31, 3º trimestre, 2007.

SILVA, A. L. B. C. Uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por oficiais aviadores do esquadrão de demonstração aérea da força aérea brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016a. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000973844&opt=1. Acesso em: 09 abr. 2019.

SILVA, A. L. B. C. A Análise de Necessidades e sua relação com cursos e avaliação de proficiência em inglês para um grupo de pilotos militares brasileiros. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 490-503, 29 nov. 2016b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i2.585. Acesso em: 09 abr. 2019.

THOMSON, E. A. Language at the Pointy End: Understanding the Additional Language Needs of the Australian Defence Force. In: JOYCE, H. S.; THOMSON, E. A. Language in Uniform: Language Analysis and Training for Defence and Policing Purposes. UK: Cambridge Scholars Publishing, 2015. p. 18-40.

VIAN JR., O. A Análise de Necessidades no Ensino de Inglês em Contextos Profissionais. The ESPecialist, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 137-158, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6190. Acesso em: 09 abr. 2019.

WEST, R. Needs Analysis in Language Teaching. Language Teaching, UK, v. 27, p. 1-19, 1994.

WEST, R. Needs analysis: State of the Art. In: HOWARD, R.; BROWN, G. Teacher Education for LSP. UK: Multilingual Matters Ltda., 1997. p. 1-19.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

de Carvalho e Silva, A. L. B. (2019). O inglês necessário aos pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: quão específica pode ser a Língua para Fins Específicos?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 118–139. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2131

Edição

Seção

Artigos