A díade formação-atuação do tradutor-intérprete de Libras para o contexto educacional

Autores

  • Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0787-6673
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3250-1374

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3135

Palavras-chave:

tradutor-intérprete de Libras, formação, educação.

Resumo

Responsável por tornar acessível e inteligível a comunicação entre surdos e ouvintes, ao tradutor-intérprete de Libras que atua no contexto educacional se pressupõem saberes e conhecimentos plurais haja vista a atuação ocorrer em áreas distintas e atuar na interface entre aspectos relativos aos processos tradutórios e de ensino e aprendizagem. A partir de um estudo de revisão de literatura, verifica-se que a formação continuada pode ser uma alternativa de encontro e espaço de debates e reflexões que sinalizam e consolidam as necessidades formativas que surgem da prática, das relações e dos processos tradutórios. A formação pode ainda ampliar os modos de percepção do profissional, além de favorecer conhecimentos específicos das áreas – da educação de surdos, das línguas e da educação inclusiva – também consciência do papel nesse contexto de atuação em que participa das relações pedagógicas ante os pressupostos e demandas relativas à inclusão educacional dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Priscila Melo Giamlourenço Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil. Tradutora/Intérprete de Libras pela Universidade Metodista de Piracicaba; Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial-PPGEEs - UFSCar.

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Cristina Lacerda Universidade Federal de São Carlos- (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil. Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP, Brasil. Professora Associado I da UFSCar no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEEs

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Giamlourenço, P. R. G. de M., & Lacerda, C. B. F. de. (2021). A díade formação-atuação do tradutor-intérprete de Libras para o contexto educacional. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 653–668. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3135

Edição

Seção

Artigos