Recursos metadiscursivos em “A loucura epidêmica de Canudos”, de Raimundo Nina Rodrigues
Interactive and interactional resources in relation to the scientific community in at the end of the XIX century: Nina Rodrigues and “A loucura epidêmica de Canudos”
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3230Résumé
Neste artigo, analiso recursos metadiscursivos no texto “A loucura epidêmica de Canudos” (1897), de Raimundo Nina Rodrigues (1867-1906). Partindo dos estudos de letramento acadêmico (LEA; STREET, 2006), trabalho com a distinção proposta por Ken Hyland entre recursos interativos e interacionais. Elementos interativos dizem respeito a como o autor manipula informação para o estabelecimento de suas interpretações em interação com uma comunidade de sentido, enquanto os elementos interacionais estão centrados em sua intervenção explícita, como ao julgar abertamente seu próprio discurso (HYLAND, 2005). Assim, os recursos metadiscursivos, ao marcarem a posição do autor em relação a outros dizeres e à comunidade a que pertence, conectam texto e contexto, sendo produtivos para a investigação de padrões de interação e construção de efeitos de verdade em textos acadêmicos.
Palavras-chave: letramento acadêmico; metadiscurso; Nina Rodrigues.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.