Notas sobre a flexão nominal do português adquirido por falantes indígenas

Autores

  • Rosane de Sá Amado Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

português segunda língua, morfologia, flexão nominal, número

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever e analisar dificuldades encontradas em textos escritos produzidos em português por falantes de línguas indígenas. Tais textos foram produzidos por alunos participantes de um curso de português como segunda língua (PL2) no X Módulo do Ensino Fundamental da Escola Timbira, promovido pelas Secretarias de Educação do Maranhão e do Tocantins em parceria com a Funai e com o Centro de Trabalho Indigenista. Embora sejam falantes de PL2, com nível de fluência oral intermediário, os alunos timbira apresentaram grandes dificuldades na elaboração de textos escritos. O corpus deste trabalho constituiu-se de trinta textos descritivos, dos quais foram analisados os erros relativos à flexão de número nos nomes, a fim de se detectarem quais problemas poderiam ser decorrentes do input recebido pelo contato com falantes nativos e quais poderiam ser resultado de transferência de parâmetros da língua materna. Também a Teoria dos 4-M de Myers-Scotton e Jake (2000), que traça a relação da ordem de aquisição a quatro tipos de morfemas, forneceu-nos subsídios para atentarmos a universais morfológicos de aquisição que poderiam estar envolvidos nos erros produzidos pelos alunos. Além disso, questões de pluri- e interculturalidade, como a tradição oral indígena, foram contempladas, posto que as línguas e culturas nativa e estrangeira devem se somar, não se sobrepondo uma à outra, mesmo que uma delas seja de uso majoritário no país em que esses povos habitam.

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Sá Amado, R. de. (2015). Notas sobre a flexão nominal do português adquirido por falantes indígenas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 720–729. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/476

Edição

Seção

Aquisição de Linguagem: L2/LE