Atos de fala e cultura no livro didático de português como língua estrangeira

Auteurs-es

  • Pamela Andrade

Mots-clés :

atos de fala, livro didático, português como língua estrangeira.

Résumé

A teoria dos atos de fala, como concebida por Austin (1990), trouxe importantes
contribuições para o ensino de línguas estrangeiras. Afinal, ensinar uma língua estrangeira é também ensinar sobre o funcionamento de seus atos de fala (KERBRAT-ORECCHIONI, 2005). Desse modo, será investigado o ato de fala recusar no português brasileiro, por meio da análise de estudos empíricos desenvolvidos sobre o tema, em comparação com outras culturas. Por ser
um ato de fala bastante corriqueiro, mas ameaçador da face, quando é usado ou interpretado de maneira inadequada pelos aprendizes de Português Língua Estrangeira (PLE), gera mal-entendidos e, portanto, efeitos negativos na interação. O objetivo é investigar como essa teoria é usada em atividades didáticas e avaliar se e de que forma essas atividades didáticas propostas trabalham com a conscientização cultural.

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Publié-e

2016-04-04

Comment citer

Andrade, P. (2016). Atos de fala e cultura no livro didático de português como língua estrangeira. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 798–809. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/967

Numéro

Rubrique

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas