Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Histórico do periódico
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
Comité éditorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 51 No. 1 (2022)
Vol. 51 No. 1 (2022)
Publié-e:
2022-05-31
Numéro complet
Estudos Linguísticos (Português (Brasil))
Sumário
Comissão Editorial
1-7
.PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Mariana Luz Pessoa de Barros
8-10
.PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3422
Artigos
O letramento digital docente na BNCC: o uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa
Digital literacy teaching in BNCC: the use of DICT in Portuguese language classes
Marcelo Cristiano Acri, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
10-30
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3252
Discursos da sensibilidade humana aos animais no Código Municipal de Proteção Animal de São Carlos
Discourses on human sensitivity to animals in the Municipal Animal Protection Code of São Carlos
Manoel Sebastião Alves Filho
31-49
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3209
Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas
Literacy of the deaf: mapping of research contributions
Marcela Gomes Barbosa, Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Wilma Pastor de Andrade Sousa
50-63
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3278
Marcas de uso diastráticas nos dicionários do PNLD: tabuísmo e chulismo
Diastratic usage labels in PNLD dictionaries: tabooism and vulgarism
Fábio Henrique de Carvalho Bertonha, Claudia Zavaglia
64-88
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3306
Dicionário da COVID-19: compilação do corpus e levantamento dos termos
COVID-19 Dictionary: compilation of the corpus and terminological identification process
Lucimara Alves da Conceição Costa, Beatriz Curti-Contessoto, Ieda Maria Alves
89-104
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3231
Por uma leitura de textos sincréticos em avaliações de larga escala: análise semiótica do Saeb2017
Pour une lecture des textes syncrétiques dans les évaluations à grande échelle : analyse sémiotique de Saeb2017
Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz
105-121
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3353
Os conectores e seu papel na construção de imagens identitárias: uma perspectiva pragmática
The role of connectors in the construction of identity images: a pragmatic perspective
Gustavo Ximenes Cunha
122-146
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3210
As línguas e rankings no Oscar da internacionalização das produções científicas latino-americanas
Languages and Oscar rankings of the internationalization of Latin American scientific productions
Kyria Rebeca Finardi
147-161
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3180
Multimodalidade em cenas de atenção conjunta com criança cega: estudo de caso único
Multimodality in scenes of joint attention with blind child: single case study
Renata Fonseca Lima da Fonte
162-176
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3344
Habilidades afetivas em livros didáticos: o gerenciamento tensivo do gosto pela leitura
Affective skills in textbooks: the tension management of the taste for reading
Poliana Sabina Quintiliano Silvesso de França
177-195
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3342
Ensino híbrido como ferramenta de incentivo à leitura dos clássicos da literatura no ensino médio
Blended learning as a tool to encourage reading classics in high school
Arthur Vinícius Feitosa Furtado, Dirce Charara Monteiro
196-213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3191
Mapeamento de publicações da área de Português como Língua Adicional nas revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) e Revista do GEL (2002-2020)
Mapeo de las publicaciones del área de Portugués como Lengua Adicional en las revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) y Revista do GEL (2002-2020)
Matheus Granato
214-234
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3185
Cadeias de gênero em meio digital: um olhar teórico sobre sua composição e pertinência de estudo
Sergio Mikio Kobayashi
235-249
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3334
Análise semiótica das estratégias discursivas de planos de aula on-line
Semiotic analysis of discursive strategies of online lesson plans
Ana Carolina Cortez Noronha
250-262
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3215
O espaço de sinalização na libras tátil
The signal space at Tactile Libras
Émile Assis Miranda Oliveira, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira
263-282
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3333
Sujeito constituído e escrita constituinte
Constituted subject and constituent writing
Simone Maximo Pelis, Nirvana Ferraz Santos Sampaio
283-293
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3321
Registro lexicográfico de “coronavírus”: contribuições de não linguistas
Lexicographical record of “coronavirus”: contributions from non-linguists
Rafael Prearo-Lima
294-307
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3350
Humor coletivo: tiras monotemáticas em tempos de pandemia
Collective humor: monothematic strips in pandemic times
Paulo Ramos
308-325
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3299
Considerações teórico-metodológicas sobre o processo de elaboração de materiais didáticos na formação de professores de línguas
Theoretical-methodological considerations on the process of preparing teaching materials in the training of language teachers
Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho
326-340
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3265
Desmatamento na Amazônia e queimadas no Pantanal: certezas construídas pelo presidente da República na Assembleia Geral da ONU
Deforestation in the Amazon and fires in the Pantanal: certainties built by the President of the Republic at the UN General Assembly
Helton Menezio Urtado Rocha
341-359
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3330
Discurso e(m) re(x)istência no/pelo digital: memórias de um acontecimento e a arte em rede
Discourse and resistance in/through the digital: memories of an event and network art
Marco Antonio Almeida Ruiz
360-378
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3318
Unidades fraseológicas relacionadas a gastronomismos: aspectos da tradução de lexias culturais
Unités phraséologiques relatives aux gastronomismes : des aspects de la traduction de lexies culturelles
Mariele Seco, Maria Cristina Parreira da Silva
379-395
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3345
De La Saison à Estação: a tradução como forma de representação cultural na imprensa feminina do século XIX
From La Saison to A Estação: the translation as cultural representation in the 19th century women’s press
Beatriz Romero da Silva, Maria Angélica Deângeli
396-414
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3202
A invenção do linguista: Saussure entre os manuscritos e o Curso de Linguística Geral
L’invention du linguiste: Saussure entre les manuscrits et le Cours de Linguistique Générale
Eliane Silveira
415-427
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3349
A escrita literária na Educação de Jovens e Adultos
Literary writing in Youth and Adult Education
Karen Dias de Sousa
428-444
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3290
A mudança da modalidade em perspectiva construcional: uma reanálise para “pode ser”
Modal change in a constructional approach: a reanalysis of “pode ser”
Cibele Naidhig de Souza
445-465
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3351
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Block title
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
319
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
293
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
213
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
208
Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas
149
Développé par
Open Journal Systems