O léxico e seu uso em textos de alunos de língua estrangeira: um estudo descritivo pautado na Linguística de Corpus como subsídio para o ensino

Autores

  • Celso Fernando Rocha

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Linguística de Corpus, corpus de aprendizes de espanhol, léxico e ensino.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de um levantamento lexical de redações de aprendizes de língua espanhola de um curso de licenciatura em Letras. Procuramos descrever o uso e o contexto nos quais duas formas verbais ocorrem. Mais especificamente, recorremos à Linguística de Corpus para compilar dois corpora compostos de textos descritivos e argumentativos e observar o emprego dos verbos haber e tener, conjugados na terceira pessoa do singular. Com relação aos passos metodológicos adotados, foram coletadas 250 redações de alunos do primeiro e segundo anos do referido curso. O programa WordSmith Tools foi utilizado para extração das listas de palavras e concordância. Verificou-se que as formas verbais hay e tiene foram as mais empregadas, e, em alguns casos, seus usos não corresponderam ao prescrito pela gramática tradicional espanhola e ao apresentando em um corpus de espanhol. Cabe mencionar que os resultados desse levantamento foram levados à sala de aula e serviram de subsídio para a reflexão sobre a produção textual dos discentes.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Rocha, C. F. (2016). O léxico e seu uso em textos de alunos de língua estrangeira: um estudo descritivo pautado na Linguística de Corpus como subsídio para o ensino. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(1), 284–300. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1106

Edição

Seção

Linguística de Corpus