Protagonismo juvenil e práticas semióticas: exame de algumas propostas da teoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2222

Palavras-chave:

práticas semióticas, protagonismo juvenil, narratividade, ação, educação

Resumo

Neste artigo, examinamos algumas das principais propostas teóricas da área da semiótica no que diz respeito às práticas. Realizamos tal empreendimento com vistas a um diálogo teórico com a metodologia educativa do protagonismo juvenil, cuja popularidade aumentou nas últimas décadas no Brasil. Em um primeiro momento, descrevemos a proposta de Fontanille, que depreende diferentes níveis de imanência nas manifestações textuais. Em seguida, dedicamo-nos a observar a teoria de Landowski, cujas formulações visam dar conta de diferentes regimes de interação, integrando à teoria noções como risco e programação. Por fim, recuperamos algumas propostas de Greimas no tocante ao estudo da gestualidade, vendo-as em perspectiva com postulações feitas por Tatit. 

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Biografia do Autor

Daniel Carmona Leite, Universidade de São Paulo

Doutorando pelo Departamento de Linguística

Programa de Pós-Graduação em Linguística da FFLCH / USP

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Publicado

18-12-2019

Como Citar

Leite, D. C. (2019). Protagonismo juvenil e práticas semióticas: exame de algumas propostas da teoria. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1440–1456. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2222

Edição

Seção

Artigos