Motivos para (não) ler a MAD: estratégias argumentativas no texto de humor

Autores

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Palavras-chave:

retórica, argumentação, humor, revista MAD

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar de um recurso argumentativo bastante utilizado pela revista MAD para produzir humor e atrair seus leitores: a depreciação. Para isso, analisamos um texto humorístico ilustrado que consta da MAD n. 50, cujo título é “50 motivos para ler a MAD” (ago. 2012, p. 10-13). Criada nos EUA em 1952, essa revista teve sua primeira versão no Brasil em 1974 e se destaca pela sátira ácida e impiedosa a aspectos da cultura popular. Os pressupostos teóricos adotados para fundamentar o estudo são da retórica aristotélica e das neorretóricas, para as quais a produção de discursos persuasivos eficazes depende da exploração da razão e da afetividade.

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Publicado

14-06-2015

Como Citar

Carmelino, A. C. (2015). Motivos para (não) ler a MAD: estratégias argumentativas no texto de humor. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1426–1438. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/534

Edição

Seção

Pragmática