Algumas considerações a respeito da alternância verbal na aquisição do português brasileiro

Autores

  • Carla Pereira Minello IEL/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.718

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, alternância verbal, anticausativo, inacusativo, português brasileiro.

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre o fenômeno da alternância causativo-incoativa na aquisição do português brasileiro por meio de dados de produção espontânea. Toma-se como ponto de partida o fato de que na forma anticausativa é possível recuperar um causador implícito, ao contrário do que acontece nas sentenças inacusativas, o que evidencia estruturas diferentes para essas duas construções. Toma-se, como hipótese, que a criança, no processo de aquisição da linguagem, é sensível à diferença existente entre as anticausativas e os inacusativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pereira Minello, IEL/UNICAMP

Mestranda em Linguística, na área de Aquisição da Linguagem: L1 no departamento de Linguística do IEL/Unicamp.

Referências

ALEXIADOU, A.; ANAGNOSTOPOULOU, E. Non-active morphology and the direction of transitivity alternations. In Proceedings of NELS 29, Vol. II, p. 27-40, 1999.

ALEXIADOU, A.; ANAGNOSTOPOULOU, E. Voice morphology in the causative inchoative alternation: evidence for a non-unified structural analysis of unaccusatives. In: ALEXIADOU, A. et al. (orgs.). The Unaccusativity Puzzle: Explorations of the Syntax–Lexicon Interface. New York: Oxford University Press, 2004. p. 114-136.

ALEXIADOU, A.; ANAGNOSTOPOULOU, E.; SCHÄFER, F. The properties of Anticausatives crosslinguistically. In: RIEMSDIJK, H. et al. (orgs). Phases of Interpretation. Berlim: Mouton de Gruyter, 2006. p. 184-211.

ALEXIADOU, A.; ANAGNOSTOPOULOU, E. Agent, Causer and Instrument PPs in Greek: implications for verbal structure. In: Workshop on Greek Syntax and Semantics MIT 20-22.5. 2007. MIT Working papers, 2007, s/p.

ALEXIADOU, A. On the morphosyntax of (anti-)causative verbs. In: RAPPAPORT, M et al. (orgs). Syntax, Lexical Semantics, and Event Structure. New York: Oxford University Press, 2010. p. 177-203.

CHOMSKY, N. Derivation by phase. In: KENSTOWICZ, M. (org). Ken Hale: A Life in Language. Cambridge: MIT Press, 2001. p. 1-52.

DOWTY, D. Word Meaning and Montague Grammar: The Semantics of Verbs and Times in Generative Semantics and in Montague's Ptq. Amsterdan: Springer Netherlands, 1979. 418p.

HIRSCH, C.; WEXLER, K. Children's Passives and Their Resulting Interpretation. In: DEEN, J. et al. (orgs). The Proceedings of the Inaugural Conference on Generative Approaches to Language Acquisition-North America. Connecticut: UConn Occasional Papers in Linguistics, 2006. p. 5-36.

HOVAV, M. R.; LEVIN, B. Lexicon uniformity and the causative alternation. In: SILONI, T. et al. (orgs). The Theta System: Argument Structure at the Interface. New York: Oxford University Press, 2011. p. 150-176.

LEVIN, B.; RAPPAPORT-HOVAV, M. R. Unaccusativity: At the Syntax-Lexical Semantics Interface. Cambridge: MIT Press, 1995. 336 p.

SCHER, A. P.; MEDEIROS, A. B.; MINUSSI, R. D. Estrutura argumental em morfologia distribuída. In: NAVES, R. R. et al. (orgs). Estudos formais da gramática das línguas naturais. Goiânia: Cânone Editorial, 2009. p. 123-138.

TSIMPLI, I. M. The acquisition of voice and transitivity alternations in Greek as native and second language. In: UNSWORTH, S. et al. (orgs.). Paths of Development in L1 and L2 Acquisition: In Honor of Bonnie D. Scwartz. Language Acquisition and Language Disorders. Amsterdan: John Benjamins Publishing Company, 2006. p. 15-55.

WEXLER, K. Theory of Phasal Development: Perfection in Child Grammar. In: CSIRMAZ, A. et al. (orgs). Plato's Problems: Papers on Language Acquisition. Cambridge: MIT Working Papers in Linguistics, 2004. p. 159-209.

Downloads

Publicado

29-11-2016

Como Citar

Minello, C. P. (2016). Algumas considerações a respeito da alternância verbal na aquisição do português brasileiro. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 386–396. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.718

Edição

Seção

Aquisição de Linguagem: L1