O tema de redação do Enem: como des-ligar os sentidos?

Autores

  • Stella Maris Rodrigues Simões Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Discurso, Enem, Pontuação, Coordenação

Resumo

Refletiremos, no interior do quadro teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, sobre os gestos de leitura e de escrita aos quais o sujeito-aluno é chamado em uma prova de redação. Escolhemos como espaço de reflexão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e recortamos para análise a formulação do tema apresentado ao aluno na prova de redação; tema em que será observado o funcionamento da pontuação e da coordenação das partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maris Rodrigues Simões, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil

Doutoranda na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e professora na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI)

Referências

GRANTHAM, M.R. Da releitura à escritura: um estudo pelo viés da pontuação. Campinas, SP: Editora RG, 2009. 280 p.

GUILHAUMOU, J.; MALDIDIER, D. Efeitos do arquivo: a análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, E. P. et al. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução de Bethania S.C. Mariani et al. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 163-179.

ORLANDI, E. P. Do sujeito na história e no simbólico. Escritos, Campinas, n. 4, p. 11-16, maio 1999.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 6. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2000. 118 p.

ORLANDI, E. P. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007. 218 p.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012. 224 p.

PÊCHEUX, M. O enunciado: encaixe, articulação e des-ligação. Tradução de Eni P. Orlandi. In: B. CONEIN, JJ COURTINE, F. GADET, J. M.; MARANDIN; PÊCHEUX, M.; PUL, Lille. Matérialités discursives. 1981. (Tradução pela Pontes Editores, no prelo).

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afi rmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009 [1975]. 287 p.

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Rodrigues Simões, S. M. (2016). O tema de redação do Enem: como des-ligar os sentidos?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1216–1226. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1051

Edição

Seção

Análise do Discurso