As produções do espaço associado de um autor e a embreagem paratópica: uma relação possível
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2540Palavras-chave:
cena genérica, embreante paratópico, discurso filosófico.Resumo
Por meio do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso Literário engendrado por Dominique Maingueneau, consegui, em minha tese de doutorado, enquanto resultados, sustentar duas hipóteses. A partir desses resultados, propus, enquanto projeto de pesquisa pós-doutoral, apresentar e consolidar a cena genérica como um 4º embreante paratópico possível, incluindo-a ao grupo dos embreantes paratópicos proposto por Maingueneau: o ethos, a cenografia e o posicionamento na interlíngua. Desse modo, a hipótese central do projeto de Pós-doutorado a ser sustentada foi de que as cartas privadas (enquanto cena genérica e espaço associado) de autores consagrados dos discursos constituintes funcionam como um embreante paratópico. Neste artigo, realizo uma das análises propostas em meu projeto, analisando uma carta privada de Sêneca (um autor do campo filosófico). Com esta análise, verifico que há indícios para sustentar a hipótese central.
Downloads
Referências
GENETTE, G. Seuils. Paris: Seuil, 1987.
MAINGUENEAU, D. Discurso literário. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
MAINGUENEAU, D. Cenas de enunciação. Organização Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva e Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MOURA, A. R. de. Diálogo interior nas Cartas a Lucílio, de Sêneca. Ágora. Estudos Clássicos em debate 17. 2015. Disponível em: http://www2.dlc.ua.pt/classicos/17/11.dialogointerior.pdf. Acesso em: 31 ago. 2019.
SÊNECA, L. A. Cartas a Lucílio. Tradução, Prefácio e Notas de J. A. Segurado e Campos. Lisboa: Fund. Caloveste Gulbenkian, 2004.
SOUSA JÚNIOR, M. J. V. de. A carta privada de autores consagrados do campo literário: uma abordagem da cena genérica como embreante paratópico. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.627.Acesso em: 31 ago. 2019.