Aspectos teórico-metodológicos do fenômeno referido como palavras na ponta da língua

Autores

  • Marcus V. B. Oliveira

Palavras-chave:

Palavras na ponta da língua (TOT), Neurolinguística, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir algumas orientações teórico-metodológicas dos estudos das palavras que ficam na ponta da língua (TOT – Tip of The Tongue Phenomenom). Após uma breve introdução ao tema, o estudo pioneiro de Brown e McNeill (1966) será comentado, além de outros artigos que seguem com a mesma orientação metodológica. No próximo ponto, são destacadas as outras formas que têm sido aplicadas aos estudos dos TOTs, em número expressivamente menor, tais como o diário e a auto- observação. Para finalizar, são propostas novas discussões em torno de procedimentos que sejam coerentes com uma abordagem histórico-cultural de caráter qualitativo.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Oliveira, M. V. B. (2016). Aspectos teórico-metodológicos do fenômeno referido como palavras na ponta da língua. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 889–902. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/974

Edição

Seção

Neurolinguística