De gol em gol, com direito a “replay”: o corpo na Copa para uma análise discursiva

Autores

  • Elizete de Souza Bernardes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Análise do discurso, Semiologia Histórica, Corpo, Mulher brasileira

Resumo

O corpo da mulher brasileira como um convite de boas-vindas. É nos domínios da Análise de discurso de orientação francesa (AD) que a Copa do Mundo 2014, em um dos seus aspectos emergidos, será objeto de reflexão deste texto. O pressuposto de escrita é de que o corpo é um signo que se materializa em diferentes lugares de emergência e de lutas políticas. O questionamento é: quais são os regimes de memória acionados quando da irrupção de um enunciado em determinando momento histórico, sustentando um acontecimento discursivo? Para tanto, trabalharemos especialmente com uma das propriedades do enunciado: o domínio associado (FOUCAULT, 2013). Ademais, como desdobramento da leitura empreendida por J.J. Courtine (2009) da Arqueologia, o conceito de memória discursiva é ampliado: enquanto domínio de memória, memória de atualidade e memória de antecipação. Desejamos, com essas reflexões, pensar o objeto semiológico e discursivo: o corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete de Souza Bernardes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Centro de Educação em Ciências Humanas – Departamento de Letras – Programa de Pós Graduação em Linguística – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei que regulamenta a atividade dos profissionais do sexo. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1012829 . Acesso em: 17 jul. 2014.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

COURTINE, Jean-Jacques.. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Claraluz, 2009.

COURTINE, Jean-Jacques.. Metamorfose do discurso político: derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.

COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto: exprimir e calar as suas emoções (do século XVI ao início do século XIX). Lisboa: Torema, 1988.

CHATEAUBRIAND, Roberto. Governo volta a atacar o turismo sexual, ameaçando o direito ao trabalho das prostitutas. Disponível em: < http://www.beijodarua.com.br/materia.asp? edicao=28&coluna=6&reportagem=921&num=1 >. Acesso em 15 jul. 2014.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Pondé Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1977.

GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do arquivo. A análise do discurso no lado da História. In: ORLANDI, Eni (Org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994. (Language, 81, 1986).

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

VEYNE, Paul. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

de Souza Bernardes, E. (2016). De gol em gol, com direito a “replay”: o corpo na Copa para uma análise discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1031–1041. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1035

Edição

Seção

Análise do Discurso