Memória, história e cultura: interpretação/ compreensão no domínio das artes

Autores

  • Maria Cleci Venturini

Palavras-chave:

enunciado-imagem, memória, história, cultura, representação.

Resumo

Propomos, neste espaço, analisar “As Meninas”, de Diogo Velázquez, na perspectiva discursiva que se centra no texto que encaminha para discursos e pressupõe o sujeito interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente. A motivação para a discussão está nas particularidades da arte, que significamos pelo trabalho da memória, pelo funcionamento da língua na história e pelo que é próprio de cada cultura. Abandonamos, com isso, a possibilidade de ler/interpretar/compreender a materialidade estética pela consideração do que é belo, esquecendo o contexto sócio-histórico e cultural. Os principais teóricos que iluminam a nossa leitura são Pêcheux, Foucault e Orlandi. Centramos as reflexões, enfim, no funcionamento do espelho e no modo como ele instaura efeitos de sentidos pela representação, tomada não como cópia, mas como a possibilidade de instaurar novos sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Venturini, M. C. (2016). Memória, história e cultura: interpretação/ compreensão no domínio das artes. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(3), 1039–1048. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1142

Edição

Secção

Análise do Discurso