A escrita de caso na clínica de linguagem

Autores

  • Silvana Perottino

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, clínica de linguagem, atrasos de linguagem, interpretação, escrita de caso.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir em que medida um relato de caso pode dar visibilidade a um processo terapêutico no qual o clínico/investigador, precisamente o seu saber teórico, vem a mudar. O relato do acompanhamento fonoaudiológico de um menino dos três aos sete anos de idade suscitou uma reflexão sobre a questão da interpretação do clínico. Este último, por se encontrar submetido às leis de funcionamento da linguagem, atribuiu intenções e sentido às manifestações da criança. Nesse sentido, o corpo teórico do clínico pôde ser considerado vinculado a duas perspectivas, uma em aquisição da linguagem, o interacionismo, e outra na clínica de linguagem. São elas que permitem uma contraposição àquelas que procuram indícios do conhecimento de categorias da língua ou de funções comunicativas na fala/gesto da criança.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Perottino, S. (2016). A escrita de caso na clínica de linguagem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 581–594. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1319

Edição

Secção

Aquisição de Linguagem: L1