Representações discursivas sobre abandono afetivo e abuso sexual na infância em relatos de alunas da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2932

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Educação de Jovens e Adultos, infância, abuso sexual, abandono afetivo

Resumo

Este trabalho analisa as representações discursivas sobre o abandono afetivo e o abuso sexual em redações escritas por alunas do Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em entrevistas realizadas com elas. A fundamentação teórica e metodológica é a Análise de Discurso Crítica, mais especificamente a Abordagem Dialético-Relacional, de Norman Fairclough. O corpus da pesquisa é formado por trechos das redações e das entrevistas realizadas e, para sua análise, são empregadas as categorias escolhas lexicais, intertextualidade e interdiscursividade, e a representação de eventos e de atores sociais. Compreende-se que a recorrência de relatos das práticas analisadas aponta para a complexidade das experiências vivenciadas pelas alunas da EJA em suas infâncias e que compreender como elas representam esses eventos é parte importante a ser considerada no processo educacional.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Caixeta, S. P. (2021). Representações discursivas sobre abandono afetivo e abuso sexual na infância em relatos de alunas da Educação de Jovens e Adultos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 976–994. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2932

Edição

Secção

Artigos