“Professor é agro”: interdiscursos e formações discursivas capitalistas acerca da profissão de educador no século XXI
“Teacher is agro”: interdiscourses and capitalist discursive formations about the profession of educator in the 21st century
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3317Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar, na ótica da Análise do Discurso francesa, os interdiscursos e as formações discursivas em circulação em um post veiculado no Dia do Professor 2020, um meme que circulou nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem instantânea como o WhatsApp com a seguinte transposição: “Professor é agro; Professor é tec; Professor é top; Professor é tudo”. Nenhum discurso é neutro e as palavras carregam em si, nos posicionamentos dos seus sujeitos, a ideologia nas quais se inscrevem (Cf. PÊCHEUX, 2009). Analisam-se, assim, as formações discursivas capitalistas na educação. O discurso propagado neste acontecimento discursivo é carregado de ironia e interdição, uma vez que propósitos e metas do agronegócio são tomados como características do professorado brasileiro que repercute num silenciamento do(s) (não) sentido(s).
Palavras-chave: discurso; educação; capitalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.