Narrativa, política e dissenso: uma análise discursiva de interações televisivas com candidatos à Presidência da República Brasileira em 2022
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3646Resumo
Este trabalho objetiva analisar e descrever formas e funcionalidades da narrativa em situações de embate, selecionando, para tal, entrevistas e debates veiculados pela Rede Globo de Televisão, com a participação dos candidatos Lula e Jair Bolsonaro, em 2022, a partir do aporte teórico mobilizado pela Análise da Narrativa, aliado aos estudos contemporâneos sobre a argumentação. Os resultados apontaram para um vasto emprego de “narrativas breves” destinadas a apoiar pontos argumentativos, geralmente através de argumentos baseados na “estruturação do real” que se prestaram para a apresentação de supostos “fatos” e “feitos” positivos durante o período em que ambos ocuparam a Presidência. Simultaneamente, tais narrativas serviram para tergiversar o teor central do tópico discursivo em curso, sempre que composto por temas sensíveis para tais candidaturas. A desconexão entre pergunta e resposta e o desalinhamento entre os interlocutores, desvela o emprego da narrativa para pavimentar os duelos discursivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
