CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR

Autores

  • Wagner Alexandre dos Santos Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vanda Cardozo de Menezes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1068

Palavras-chave:

Cadeias referenciais, estabilização, jornalismo popular.

Resumo

As sucessivas retomadas de um item lexical no texto formam uma cadeia textual/referencial. O estudo da fabricação dessas cadeias pode ser um valioso instrumento para desvelar procedimentos linguístico-discursivos vários em textos noticiosos, como a evolução informacional, a construção de drama/ humor bem como observar a perspectiva pela qual um conteúdo é interpretado pela instância produtora, o jornal. Neste estudo, que se vincula à Linguística textual, desenvolveu-se uma análise qualitativa sobre a progressão referencial de certos itens lexicais referencialmente instáveis presentes no título de notícias do jornal popular carioca Meia Hora, em conformidade com Mondada (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2004), Cavalcante (2011) e Roncarati (2010). Nos procedimentos metodológicos, isolamos as cadeias referenciais das notícias do corpus e estabelecemos as relações entre seus componentes, procurando compreender o processo de estabilização do item-fonte, presente no título. Os resultados demonstram que, no material analisado, o subtítulo é o espaço primeiro para construção de hipóteses afinadas ao conteúdo global do texto. Observou-se, ainda, que a cadeia referencial perfaz uma trajetória do (+) informal e (+) metafórico/instável ao (+) formal e (+) referencial/estável. Além disso, consideramos ser a categoria título, sobretudo na esfera jornalística, uma unidade também referencial dinâmica, recategorizável, instável e em construção no fio do discurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Estudos da Linguagem (UFF, 2013). Professor de Lóngua Portuguesa do Departamento de Letras e Comunicação/Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DLC/ICHS/UFRRJ). Pesquisador dos grupos de pesquisa ELMEP (Estudos linguísticos, multiletramentos e ensino de português) e INTEGRA (Interação, cognição e gramática).

Vanda Cardozo de Menezes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras vernáculas (UFRJ, 2001). Professora de Língua portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (IL/UFF). Líder do grupo de pesquisa INTEGRA (Interação, cognição e gramática).

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Costa, W. A. dos S., & de Menezes, V. C. (2016). CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR. Revista Do GEL, 13(3), 241–259. https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1068

Edição

Seção

Artigos