Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira

Autores

  • Elzimar Goettenauer de Marins COSTA

Palavras-chave:

Gêneros discursivos. Letramento. Leitura. Línguas Estrangeiras.

Resumo

Nos últimos anos, os estudos relacionados aos gêneros discursivos têm apontado diversos caminhos para as atividades de leitura e expressão escrita tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Esses caminhos conduzem normalmente ao enfoque de alguns gêneros específicos, de modo a verificar como funcionam e estabelecer parâmetros que norteiem a compreensão e a produção. Se refletimos sobre a afirmação de Marcuschi (2006, p. 25): “[...] Quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual [...]”, parece necessário, antes de planejar qualquer atividade de leitura e escrita, realizar em aula um trabalho direcionado à compreensão do que são os gêneros discursivos, sua variedade e função na sociedade, já que se trata de uma abordagem relativamente recente e os alunos, em geral, ainda mantêm as concepções tradicionais de exercícios de interpretação de textos e redações. O propósito deste texto é apresentar e comentar uma sequência didática de análise e comparação de diferentes gêneros discursivos, desenvolvida em um curso de leitura para alunos de Licenciatura Letras/Espanhol da UFMG, e apontar alguns desdobramentos para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.

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Publicado

31-12-2008

Como Citar

COSTA, E. G. de M. (2008). Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira. Revista Do GEL, 5(2), 181–197. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/122

Edição

Seção

Artigos