O DISPOSITIVO JORNALÍSTICO E OS DISCURSOS TRANS: UMA ANÁLISE DA FOLHA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1469Palavras-chave:
trans, dispositivo, discurso, mídia, produção de gêneroResumo
Este trabalho tem como ojetivo problematizar a produção dos discursos sobre os discursos trans veiculados na mídia brasileira, a partir de uma análise que parte dos debates foucaultianos e das discussões de gênero e transfeminismo hodiernas. O corpus é composto de textos informativos on-line (publicados entre 1º de agosto de 2014 e 3 de outubro de 2014), da versão diária do jornal Folha de São Paulo e que versam, de maneiras distintas, sobre aspectos do discurso “trans”. A hipótese a ser defendida é a de que, não obstante os deslocamentos empreendidos pelos discursos de gênero e pelo transfeminismo, permanecem nos discursos da Folha enunciados de normalização e enunciados de naturalização na produção de textos sobre o acontecimento trans.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)