HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE

Autores

  • Gicele Vergine Vieira Prebianca INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE/BLUMENAU
  • Gisele Luz Cardoso INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Kyria Rebeca Finardi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Palavras-chave:

Hybridização. TICs. Inclusão sociodigital. Qualidade educacional.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito da hibridização da Educação e do ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE) por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino presencial. A discussão se ancora em concepções de aprendizado de diferentes teorias a fim de propor que as TICs se constituam em ferramentas de inclusão sociodigital e em molas propulsoras da qualidade educacional, fomentando um amplo acesso à informação e à ampliação do capital social dos educandos. Para tanto, o estudo revisa alguns estudos que utilizaram abordagens híbridas para o ensino de línguas aliando as TICs ao ensino presencial, além de algumas ações no sentido de incluí-las nas práticas pedagógicas do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gicele Vergine Vieira Prebianca, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE/BLUMENAU

Possui mestrado e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi bolsista CNPQ realizando seu estágio de Doutorado PDEE no Georgia Institute of Technology em Atlanta, GA, Estados Unidos. Atualmente conduz pesquisas sobre aspectos cognitivos da produção oral em língua estrangeira (L2), acesso lexical e memória de trabalho em L2. Também tem investigado sobre o ensino e aprendizagem de L2 mediado pelas novas tecnologias.

Gisele Luz Cardoso, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutora e mestre em Inglês pela UFSC. Licenciada em Letras (Inglês/Português e Literaturas Correspondentes) pela mesma universidade. Atualmente, é professora de Inglês e coordenadora de eventos (Portaria nº 21/2013) do IFSC/Gaspar. Tem experiência na área de Linguística Aplicada (LA), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas mediado pelo computador (CALL), ensino-aprendizagem híbrida/Blended Learning, letramento digital, línguas para Fins Específicos e aquisição de vocabulário em língua estrangeira. Na área da educação, atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Mídia e Educação desde 2011, período em que vem participando da pesquisa sobre o impacto dos laptops educacionais na educação básica. Também é membro dos seguintes grupos de pesquisa: Tecnologia & Educação, Linguagem, Cognição e Tecnologia e Metodologia de Ensino, Saberes e Práticas Educativas.

Kyria Rebeca Finardi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Possui graduação em letras inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com bolsa da CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com bolsa do CNPQ e CAPES- PDEE para o doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos. Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de Pós Graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE). Coordenadora e representante da UFES no Programa Inglês sem Fronteiras e ex- Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. Membro do GT da Anpoll de Linguagem e Tecnologia. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEPEHTE) da UFES. Líder dos grupos de pesquisa (CNPQ) de Tecnologia e Educação e de Inglês e Internacionalização e membro do grupo interinstitucional de pesquisa de Linguagem, Cognição e Tecnologia (CNPQ). Participou do Projeto Nacional do Livro Didático para Línguas Estrangeiras no edital 2014. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação, com ênfase em educação de língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização institucional, formação de professores de línguas, construção de cidadania por meio da língua, tecnologia e L2, memória de trabalho e aquisição de L2, abordagens híbridas e críticas de ensino de L2, metodologia de ensino de conteúdos diversos por meio da língua (CLIL) e políticas linguísticas.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

Prebianca, G. V. V., Cardoso, G. L., & Finardi, K. R. (2014). HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE. Revista Do GEL, 11(2), 47–70. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232

Edição

Seção

Artigos