A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente teletandem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2413

Palavras-chave:

Teletandem. Avaliação por pares. Correção de erros. Feedback. Autoavaliação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a correção de erros no contexto teletandem, evidenciando os momentos em que ambos os parceiros se envolvem. O teletandem é uma forma de telecolaboração em que pares de aprendizes de línguas-culturas diferentes interagem virtualmente a fim de aprenderem um com o outro por meio de recursos de texto, áudio e vídeo. Trata-se de um estudo de base qualitativa e interpretativista que utiliza como dados gravações de sessões orais de teletandem. Os participantes são três pares de aprendizes que interagem em português e em inglês. Neste estudo, enfocamos os dados em língua portuguesa e a análise revela que a avaliação por pares envolve não apenas a avaliação do parceiro linguisticamente mais competente, mas, principalmente, a avaliação do próprio aprendiz (autoavaliação) a respeito do que é considerado certo ou errado em sua produção ou compreensão em língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzi Marques Spatti Cavalari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo

http://lattes.cnpq.br/7577992821165005

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Cavalari, S. M. S., & Freschi, A. C. (2018). A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente teletandem. Revista Do GEL, 15(3), 194–213. https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2413

Edição

Seção

Artigos para o volume temático 15.3: Telecolaboração transcultural e transcontinental [...]