A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente teletandem
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2413Palabras clave:
Teletandem. Avaliação por pares. Correção de erros. Feedback. Autoavaliação.Resumen
Este trabalho tem por objetivo investigar a correção de erros no contexto teletandem, evidenciando os momentos em que ambos os parceiros se envolvem. O teletandem é uma forma de telecolaboração em que pares de aprendizes de línguas-culturas diferentes interagem virtualmente a fim de aprenderem um com o outro por meio de recursos de texto, áudio e vídeo. Trata-se de um estudo de base qualitativa e interpretativista que utiliza como dados gravações de sessões orais de teletandem. Os participantes são três pares de aprendizes que interagem em português e em inglês. Neste estudo, enfocamos os dados em língua portuguesa e a análise revela que a avaliação por pares envolve não apenas a avaliação do parceiro linguisticamente mais competente, mas, principalmente, a avaliação do próprio aprendiz (autoavaliação) a respeito do que é considerado certo ou errado em sua produção ou compreensão em língua estrangeira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)