A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente teletandem

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2413

Schlagworte:

Teletandem. Avaliação por pares. Correção de erros. Feedback. Autoavaliação.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo investigar a correção de erros no contexto teletandem, evidenciando os momentos em que ambos os parceiros se envolvem. O teletandem é uma forma de telecolaboração em que pares de aprendizes de línguas-culturas diferentes interagem virtualmente a fim de aprenderem um com o outro por meio de recursos de texto, áudio e vídeo. Trata-se de um estudo de base qualitativa e interpretativista que utiliza como dados gravações de sessões orais de teletandem. Os participantes são três pares de aprendizes que interagem em português e em inglês. Neste estudo, enfocamos os dados em língua portuguesa e a análise revela que a avaliação por pares envolve não apenas a avaliação do parceiro linguisticamente mais competente, mas, principalmente, a avaliação do próprio aprendiz (autoavaliação) a respeito do que é considerado certo ou errado em sua produção ou compreensão em língua estrangeira.

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Autor/innen-Biografie

Suzi Marques Spatti Cavalari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo

http://lattes.cnpq.br/7577992821165005

Veröffentlicht

2018-12-31

Zitationsvorschlag

Cavalari, S. M. S., & Freschi, A. C. (2018). A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente teletandem. Revista Do GEL, 15(3), 194–213. https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2413

Ausgabe

Rubrik

Edição Temática v. 15 n. 3 (2018)