O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2

Autores

  • SUSIELE Machry da Silva Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Aprendizagem Fonológica. Percepção. Produção. Léxico. Modelos Multirrepresentacionais.

Resumo

O estudo proposto objetivou investigar o papel do léxico e a contribuição dos modelos multirrepresentacionais, a saber, Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2002, 2010) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001, 2003, 2012), para os processos que envolvem a percepção e a produção do contraste fonológico entre as vogais médias tônicas do português brasileiro /e/ - /e /, /o/ - /o / por falantes nativos do espanhol da América. A análise foi pautada em uma amostra de trinta e dois (32) falantes nativos do espanhol, com idade entre 18 e 59 anos, domiciliados na cidade de Porto Alegre ou na região metropolitana. Os resultados permitem constatar que a aprendizagem fonológica tende a ser influenciada principalmente pela frequência da palavra na língua e, nesse sentido, tende a ser gradual, iniciando pelas palavras mais frequentes e espalhando-se, então, pelas demais palavras, menos frequentes na língua.

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Biografia do Autor

SUSIELE Machry da Silva, Universidade Católica de Pelotas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras - UCPel.

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Publicado

12-12-2014

Como Citar

Machry da Silva, S. (2014). O PAPEL DO LÉXICO E A CONTRIBUIÇÃO DE MODELOS MULTIRREPRESENTACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM FONOLÓGICA DE L2. Revista Do GEL, 11(2), 145–169. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/251

Edição

Seção

Artigos