Notas sobre a relação lúdica da criança com a língua: a questão do recalque dos sons

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2747

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem. Jogos sonoros. Significante. Recalque.

Resumo

Este artigo consiste numa tentativa de focalizar os jogos sonoros infantis, em um momento inicial da constituição do falante. Assumimos a proposta psicanalítica de que, para essa constituição, é de capital importância a relação lúdica da criança com os sons da língua, relação que se manifesta por meio de uma diversidade de jogos sonoros. Por sua vez, de acordo com tal proposta, o infans deve esquecer/recalcar essas manifestações sonoras, para que se torne falante. Nessa perspectiva, colocamos em discussão alguns jogos sonoros de uma criança, à luz da concepção de recalque do som (POMMIER, 2017). 

 



 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Maria Monteiro de Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP-São Paulo. Professora e pesquisadora nas áreas de aquisição de linguagem e de Linguístic e psicanálise, na Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Carvalho, G. M. M. de. (2019). Notas sobre a relação lúdica da criança com a língua: a questão do recalque dos sons. Revista Do GEL, 16(3), 111–126. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2747

Edição

Seção

Artigos