Notas sobre a relação lúdica da criança com a língua: a questão do recalque dos sons
Resumo
Este artigo consiste numa tentativa de focalizar os jogos sonoros infantis, em um momento inicial da constituição do falante. Assumimos a proposta psicanalítica de que, para essa constituição, é de capital importância a relação lúdica da criança com os sons da língua, relação que se manifesta por meio de uma diversidade de jogos sonoros. Por sua vez, de acordo com tal proposta, o infans deve esquecer/recalcar essas manifestações sonoras, para que se torne falante. Nessa perspectiva, colocamos em discussão alguns jogos sonoros de uma criança, à luz da concepção de recalque do som (POMMIER, 2017).
Palavras-chave
Aquisição de linguagem. Jogos sonoros. Significante. Recalque.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2747
Métricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.