Análise discursiva de revista de divulgação científica: o lugar da memória do futuro

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira BAALBAKI

Palavras-chave:

Análise do discurso, divulgação científi ca, memória do futuro.

Resumo

Este artigo tem o objetivo analisar sequências discursivas recortadas da seção “Quando crescer, vou ser...” da revista Ciência Hoje das Crianças, de forma a depreender as imagens de criança, de cientista e de sua profissão ali produzidas. A referida seção caracteriza-se por se estruturar como um espaço de atualização da memória do futuro, no qual a formação científica é construída como garantia de profissão futura. Por se tratar de um trabalho da memória que produz uma certa previsibilidade, cria-se a ilusão de perpetuação da valorização da atividade científica. Nesse discurso, alimenta-se o imaginário de um futuro atrelado a uma profissão de cientista, diga-se uma profissão socialmente prestigiada. Como consequência, promove-se uma construção imaginária de futuro promissor para os futuros-cientistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

BAALBAKI, A. C. F. (2012). Análise discursiva de revista de divulgação científica: o lugar da memória do futuro. Revista Do GEL, 9(2), 46–66. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3

Edição

Seção

Artigos