Perífrases aspectuais em aulas e em entrevistas orais

Autores

  • Juliano Desiderato Antonio Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9816-5852
  • Marcelo Módolo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3651

Palavras-chave:

Perífrases verbais. Aspecto. Língua falada.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as perífrases aspectuais encontradas em um corpus de língua falada formado por aulas de ensino superior e de curso pré-vestibular e por entrevistas com pesquisadores, analisando não apenas as configurações formais das perífrases aspectuais, mas também os usos dessas perífrases pelos informantes. No desenvolvimento do trabalho, verificou-se que há diferenças de autor para autor no que diz respeito às propostas de classificação das opções aspectuais. Neste trabalho, optou-se por utilizar as opções aspectuais propostas por Longo e Campos (2002) e por Neves (2000, 2018) pelo fato de facilitarem o trabalho de tabulação dos dados, pela transparência dos rótulos utilizados para designar as opções aspectuais e, principalmente, por abarcarem as ocorrências de perífrases aspectuais encontradas no corpus. A tabulação dos dados revelou que, tanto nas aulas quanto nas entrevistas, as perífrases aspectuais mais frequentes são as de aspecto cursivo, com um número de ocorrências bem acima das demais opções aspectuais.

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

Antonio, J. D., & Módolo, M. (2024). Perífrases aspectuais em aulas e em entrevistas orais. Revista Do GEL, 20(2), 29–61. https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3651

Edição

Seção

Artigos