AS INTERPRETAÇÕES DO VERBO ‘DAR’ E SUA ESTRUTURA TEMÁTICA: UMA ANÁLISE SINTÁTICO-SEMÂNTICA

Autor/innen

  • Thayse Letícia Ferreira
  • Amanda Pontes Rassi
  • Renato Miguel Basso Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1724

Abstract

Neste artigo, apresentamos uma proposta de análise de algumas das várias interpretações possíveis do verbo ‘dar’, baseada nos conceitos de papéis temáticos e de hierarquia temática. Nossa análise permite dar conta de uma gama considerável de interpretações desse verbo, por meio de ferramentas independentemente motivadas, considerando uma grade temática básica para ele e uma hierarquia que permite gerar outras interpretações além daquela canônica, com três argumentos. Ao final, relacionamos nossa proposta com algumas estruturas fixas e semifixas do verbo ‘dar’.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2017-09-03

Zitationsvorschlag

Ferreira, T. L., Rassi, A. P., & Basso, R. M. (2017). AS INTERPRETAÇÕES DO VERBO ‘DAR’ E SUA ESTRUTURA TEMÁTICA: UMA ANÁLISE SINTÁTICO-SEMÂNTICA. Revista Do GEL, 14(2), 76–104. https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1724