Paratextos em antologias de crônicas
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1838Schlagworte:
Leitura, Antologia, Paratextos, PNBE.Abstract
Este artigo analisa elementos paratextuais de três obras classificadas como antologias que fazem parte do acervo do PNBE, Ensino Médio. Os livros escolhidos são: Balé do pato, de Paulo Mendes Campos; Cala a boca e me beija, de Alcione Araújo e João do Rio – uma antologia, seleção de Luís Martins, contendo crônicas dos autores. Nos títulos, são analisados aspectos de prefácios, orelhas ou desdobros, capas, lombadas, quartas capas, seguindo orientações de Genette (2009). Discutiram-se os elementos paratextuais como instrumento para a leitura dos livros. Os dados analisados reiteram a importância do leitor evidenciada nos paratextos e destacam possíveis ligações entre autor e leitor, firmando uma fidelidade aos futuros textos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)