As fake news e o conhecimento linguístico – um contributo para uma reflexão sobre uma perspectiva didática

a contribution to a reflection on a didactic perspective

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3548

Schlagworte:

Fake news. Gramática e escrita. Classes de palavras. Formação de professores.

Abstract

A pandemia da covid-19 alterou significativamente as estruturas de funcionamento das sociedades. Como uma das muitas transformações, assistiu-se a um aumento da produção e da disseminação de fake news (FN), sobretudo relacionadas com o surgimento e propagação da doença. Neste contexto, o Outro, por sua vez, tornou-se protagonista do papel de agente responsável pelos efeitos negativos associados a este cenário pandémico – panorama em que a linguagem desempenhou importante função, já que os processos de alterização (otherization) e de estereotipização se revelam através da execução dos seus mecanismos. Assim, considerando o impacto deste cenário na educação, este trabalho visa contribuir para uma reflexão sobre um ensino articulado entre a gramática e a escrita, a partir da análise de duas FN – recolhidas em abril de 2020 – que relacionam as consequências da covid-19 com grupos minoritários, e que integram o projeto europeu CoMMiTTEd (2021). Essencialmente, pretendeu-se verificar o uso de algumas classes de palavras na construção dos discursos presentes nas FN. Os resultados analisados revelam que o uso de nomes, verbos e adjetivos evidenciam a busca de credibilidade das FN e de impacto no leitor, facilitando o processo de assimilação por parte deste, o que parece, assim, justificar a necessidade de uma didática articuladora da gramática e da escrita.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AIDOS, L. M. S. De que forma é que a gramática pode ser abordada através da leitura? - O caso do pretérito imperfeito. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico) – Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2022. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/36193. Acesso em: 20 dez. 2022.

ALARCÃO, I. Percursos de didática. (Vol. 4). Aveiro: Editora da Universidade de Aveiro, 2020. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/28716. Acesso em: 27 fev. 2023.

ALEXANDRINO, A. R. R. F. Como utilizar de modo intencional processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da oralidade? 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2. Ciclo do Ensino Básico) – Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2022. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/36326. Acesso em: 20 dez. 2022.

ALVES, M. L. Como utilizar processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da escrita: um estudo no 2º CEB. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico) – Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2022. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/36410. Acesso em: 20 dez. 2022.

ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and fake news in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/jep.31.2.211. Acesso em: 13 set. 2022.

ANTUNES, M. C. T. Ensino da gramática – Uma aprendizagem de qualidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Didática da Língua Portuguesa) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2012. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/11920. Acesso em: 20 dez. 2022.

BABBIE, E. The practice of social research. 4. ed. Belmont: Wadsworth Publ, 1986.

BALE, A. Afterword: violence, memory, and the traumatic Middle Ages. In: REES-JONES; WATSON, S. (ed.). Christians and Jews in Angevin England. Suffolk: Boydell & Brewer, 2013. p. 294-304.

BARTHEL, M.; MITCHELL, A.; HOLCOMB, J. Many Americans believe fake news is sowing confusion. Pew Research Center. Pew Research Center, Washington, dez. 2016. Disponível em: https://www.pewresearch.org/journalism/2016/12/15/many-americans-believe-fake-news-is-sowing-confusion/. Acesso em: 20 dez. 2022.

BOIVIN, M. C. et al. Working on grammar at school in L1 education: Empirical research across linguistic regions. L1 - Educational Studies in Language and Literature, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 1-6, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2018.18.04.01. Acesso em: 13 jun. 2023.

BUCCI, E. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP, [S. l.], n. 116, p. 19-30, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146574. Acesso em: 13 jun. 2023.

CALDAS, C. O. L.; CALDAS, P. N. L. Estado, democracia e tecnologia: conflitos políticos e vulnerabilidade no contexto do big-data, das fake news e das shitstorms. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 196-220, abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3604. Acesso em: 20 fev. 2023.

CASAS-DESEURES, M.; COMAJOAN-COLOMÉ, L.; SANTOLÀRIA, A. The beliefs of primary education teachers regrading writing and grammar instruction. L1 – Educational Studies in Language and Literature, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2020.20.03.04. Acesso em: 20 fev. 2023.

CASAS-DESEURES, M.; COMAJOAN-COLOMÉ, L. Noves perspectives per a l’ensenyament-aprenen-tatge de la gramàtica: cap a una gramàtica pedagògica. [New perspectives for the teaching-learning of grammar: toward a pedagogical grammar]. Caplletra, [S. l.], v. 63, [S. n.], p. 105-110, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7203/caplletra.63.10395. Acesso em: 13 jun. 2023.

CHIMBILI, N. M. Diagnóstico do nível das dificuldades de conjugação de verbos regulares e irregulares em alunos da 11ª classe do Instituto Médio Politécnico de Lândana: Fyongena phila izi nkakisi ikele muna tá lyambu mi udedengana ay ma manga dedengana muna bana banzonkanda ba Instituto Médio Politécnico de Lândana. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras,

[S. l.], v. 1, n. 1, p. 169-182, 2021. Disponível em: https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/571. Acesso em: 14 jun. 2023.

CoMMiTTEd. Covid, Migrantes e Minorias na Formação de Professores, 2021. Observatório de fake news. Disponível em: https://committedobservatory.eu/pt/pt-home/. Acesso em: 20 dez. 2022.

CoMMiTTEd. Estudo de Caso 1 – Portugal. CoMMiTTEd Project, 2022. Disponível em: https://committedobservatory.eu/pt/o-observatorio/. Acesso em: 20 dez. 2022.

CoMMiTTEd. Estudo de Caso 2 – Portugal. CoMMiTTEd Project, 2022. Disponível em: https://committedobservatory.eu/pt/o-observatorio/. Acesso em: 20 dez. 2022.

COSTA, A. L.; RODRIGUES, S. V. Grammar Teaching in Portugal. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Espanha, v. 12, n. 2, p. 21-40, jun./jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.809. Acesso em: 11 jun. 2023.

DIREÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais. Lisboa: Portugal, 2019. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0. Acesso em: 05 mai. 2023.

DIONÍSIO, L. Prefácio. In: LOMAS, C. O valor das palavras II: gramática, literatura e cultura de massas na aula. Porto: Edições Asa, 2006.

DUARTE, I. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/o_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_linguistica.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

DUFFY, A.; TANDOC, E.; LING, R. Too good to be true, too good not to share: the social utility of fake news. Information, Communication & Society, Reino Unido, v. 23, n. 13,

p. 1-15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1623904. Acesso em: 23 jun. 2023.

GÍVON, T. The functional approach to grammar. In: TOMASELLO, M. (ed.). The new psychology of language. Reino Unido: Routledge, 1998.

GUTERRES, A. Secretary-General’s video message on COVID-19 and Misinformation. United Nations, 2020. Disponível em: https://www.un.org/sg/en/content/sg/statement/2020-04-14/secretary-generals-video-message-covid-19-and-misinformation. Acesso em: 13 jul. 2023.

GUTIÉRREZ-COBA, L.; COBA-GUTIÉRREZ, P.; GÓMEZ-DIAZ, J. A. Las Noticias falsas y desinformación sobre el Covid-19: análisis comparativo de seis países iberoamericanos. Revista Latina de Comunicación Social, [S. l.], [S. v.], n. 78, p. 237-264, 2020. Disponível em: https://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/375. Acesso em: 13 jul. 2023.

HARARI, Y. N. 21 Lessons for the 21st Century. Londres: Penguin Randon House UK, 2018.

JOHNSON, J. Worldwide digital population as of April 2022. Statista, 2022. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/617136/digital-population-worldwide/. Acesso em: 13 jul. 2023.

KOSTER, M. et al. Teaching children to write: A meta-analysis of writing intervention research. Journal of Writing Research, Bélgica, v. 7, n. 2, p. 249-274, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17239/jowr-2015.07.02.2. Acesso em: 07 maio 2023.

LAZER, D. M. J. et al. The science of fake news. Science, [S. l.], v. 359, n. 6380, p. 1094-1096, 2018. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.aao2998. Acesso em: 17 jan. 2023.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOUREIRO, A.; ROCHA, D. Literacia Digital e Literacia da Informação – competências de uma era digital. In: MOREIRA, J. et al. (ed.). Atas do ticEDUCA2012 – II Congresso Internacional TIC e Educação, p. 2726-2738, 2012. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/758. Acesso em: 05 jun. 2023.

MATIAS, R. J. F. O contributo das oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe: complementos direto e indireto. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2021. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/36969. Acesso em: 10 jul. 2023.

MORGAN, S. Fake news, disinformation, manipulation and online tactics to undermine democracy. Journal of Cyber Policy, Reino Unido, v. 3, n. 1, p. 39-43, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23738871.2018.1462395. Acesso em: 20 jan. 2023.

MUQSHITH, M. A.; MUZYKANT, V. L. Effect fake news for Democracy. Jurnal Cita Hukum, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 307-318, 2019. Disponível em: https://journal.uinjkt.ac.id/index.php/citahukum/article/view/12956. Acesso em: 16 jan. 2023.

MYHILL, D.; WATSON, A.; NEWMAN, R. Thinking differently about grammar and metalinguistic understanding in writing. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Espanha, v. 13, n. 2 (núm. esp.), p. 1-19, maio/jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.870. Acesso em: 16 maio 2023.

MYHILL, D. Grammar as a meaning-making resource for improving writing. L1-Educational Studies in Language and Literature, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2018.18.04.04. Acesso em: 16 maio 2023.

NEVES, B. C.; BORGES, J. Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais?: uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211796. Acesso em: 17 jan. 2023.

NÓBREGA, A.; YAÑEZ, E.; OLIVEIRA, M. Gramática na escola: caminhos e descaminhos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6572. Acesso em: 22 maio 2023.

OLIVEIRA, M. M.; GIACOMAZZO, G. F. Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica. EccoS – Revista Científica, São Paulo, [S. v.], n. 43, p. 153-174, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7393/3536. Acesso em: 17 jan. 2023.

PARIS, M. Matthew Paris’s English Story: From the Year 1235 to 1273 – Vol. III. Tradução J. A Guiles. Londres: HG Bohn, 1854.

PESSOA, P. O ensino da gramática contextualizado. Web Revista Discursividades,

[S. l.], [S. v.], n. 17, p. 1-10, 2016. Disponível em: http://www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/17/17.htm. Acesso em: 16 maio 2023.

PEÑA ASCACÍBAR, G.; BERMEJO MALUMBRES, E.; ZANNI, S. Fact checking durante la COVID-19: análisis comparativo de la verificación de contenidos falsos en España e Italia. Revista de Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 197-215, 2021. Disponível em: https://revistadecomunicacion.com/article/view/2153. Acesso em: 13 jul. 2023.

PINHEIRO, P. Fake news em jogo: uma discussão epistemológica sobre o processo de produção e disseminação de (in)verdades em redes sociais. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202156104. Acesso em: 15 mar. 2022.

PIOVESAN, A.; TEMPORINI, E. R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 318–325, ago. 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000400010. Acesso em: 10 jul. 2023.

RIMMER, W. Putting grammatical complexity in context. Literacy, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 9-35, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-9345.2008.00478.x. Acesso em: 05 maio 2023.

RIO-TORTO, G. et al. Gramática derivacional. 2. ed. Bragança: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/9011. Acesso em: 13 mai. 2023.

RIO-TORTO, G. Classes gramaticais: sua importância para o ensino da morfossintaxe. Máthesis, Portugal, [S. v.], n. 10, p. 259-286, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.34632/mathesis.2001.3869. Acesso em: 05 mai. 2023.

SALAVERRÍA, R. et al. Desinformación en tiempos de pandemia: tipología de los bulos sobre la Covid-19. Profesional de la información, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2020.may.15. Acesso em: 13 jul. 2023.

SERRÃO, A.; SIMÕES, P.; PIRES, R. Estudo de aferição amostral do Ensino Básico 2021, Vol. II – descrição qualitativa dos desempenhos. Lisboa: Instituto de Avaliação Educativa, I. P., 2022. Disponível em: https://iave.pt/wp-content/uploads/2022/05/relatorio_estudo_amostral_EB_Vol-II_2021_27maio22.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

SILVA JÚNIOR, W. A importância da gramática da língua portuguesa para o oficial combatente do exército brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Militares, Curso de Infantaria) – Academia Militar de Agulhas Negras, Academia Real Militar (1811), Resende, 2019. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6020. Acesso em: 16 jan. 2023.

SMITH, R. C. Fake news, French Law and democratic legitimacy: lessons for the United Kingdom?. Journal of Media Law, Reino Unido, v. 11, n. 1, p. 52-81, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17577632.2019.1679424. Acesso em: 09 maio 2023.

SOUZA, M.; RAMOS, S. Ensinar ou não ensinar gramática? eis a questão! Pró-Discente, Vitória, v. 18, n. 1, p. 34-44, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/8966. Acesso em: 06 maio 2023.

SOUSA JÚNIOR, J. H. de et al. Da desinformação ao caos: uma análise das fake news frente à pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 331-346, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978. Acesso em: 16 fev. 2023.

STAKE, R. E. Investigación con estudio de casos. 4. ed. Tradução Roc Filella. Madrid: Ediciones Morata, 2007.

TANDOC, E. C.; LIM, Z. W.; LING, R. Defining “fake news”. Digital Journalism, Reino Unido, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143. Acesso em: 18 jan. 2023.

TANDOC JR., E.; THOMAS, R.; BISHOP, L. What Is (Fake) News? Analyzing News Values (and More) in Fake Stories. Media and Communication, Lisboa, v. 9, n. 1, p. 110-119, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17645/mac.v9i1.3331. Acesso em: 08 dez. 2022.

TARULLO, R.; GAMIR-RÍOS, J. Asustar para desestabilizar: desinformación sobre la COVID-19 en Argentina y España. Cuadernos.info, [S. l.], [S. v.], n. 52, p. 47-68, 2022. Disponível em: http://cuadernos.info/index.php/cdi/article/view/42915. Acesso em: 13 jul. 2023.

TEIXEIRA, M. Relación entre gramática y escritura en el currículo de Lengua Portuguesa. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Espanha, v. 7, n. 2,

p. 1-20, 2014. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Bellaterra/article/view/298194. Acesso em: 13 jun. 2023.

TEIXEIRA, M.; GORGULHO, A. R.; LOPES, S. Escrita e Gramática – Que relação? Revista Metalinguagens, [S. l.], [S. v.], n. 3, p. 11-31, 2015. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/3301/1/Escrita%20e%20gram%C3%A1tica%20Que%20rela%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

TORRECILLAS, M. V. C. O estereótipo do caipira brasileiro na literatura, nos quadrinhos e na pintura. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9628. Acesso em: 13 jul. 2023.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino da gramática. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

VILELAS, J. Investigação – o processo de construção do conhecimento. 3. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2022.

VAN RIJT, J.; COPPEN, P.-A. Bridging the gap between linguistic theory and L1 grammar education – experts’ views on essential linguistic concepts. Language Awareness, Reino Unido, v. 26, n. 4, p. 360-380, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09658416.2017.1410552. Acesso em: 20 jul. 2022.

VISENTIN, M.; PIZZI, G.; PICHIERRI, M. fake news, Real Problems for Brands: The Impact of Content Truthfulness and Source Credibility on consumers’ Behavioral Intentions toward the Advertised Brands. Journal of Interactive Marketing, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 99-112, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.intmar.2018.09.001. Acesso em: 22 maio 2023.

WARDLE, C. The Need for Smarter Definitions and Practical, Timely Empirical Research on Information Disorder. Digital Journalism, Reino Unido, v. 6, n. 8, p. 951-963, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21670811.2018.1502047. Acesso em: 22 mai. 2023.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinaryframework-for-researc/168076277c. Acesso em: 22 maion 2022.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Desordem Informacional: para um quadro interdisciplinar de investigação e elaboração de políticas públicas. Tradução Pedro Caetano Filho e Abilio Rodrigues. Conselho Europeu, 2023. Disponível em: https://edoc.coe.int/en/media/11609-desordem-informacional-para-um-quadro-interdisciplinar-de-investigacao-e-elaboracao-de-politicas-publicas.html. Acesso em: 11 jul. 2022.

WATSON, A. Conceptualisations of ‘grammar teaching’: L1 English teachers’ beliefs about teaching grammar for writing. Language Awareness, Reino Unido, v. 24, n. 1, p. 1-14, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09658416.2013.828736. Acesso em: 28 jun. 2023.

YERLIKAYA, T.; ASLAN, S. T. Social Media and fake news in the Post-Truth Era: The Manipulation of Politics in the Election Process. Insight Turkey, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 177-196, 2020. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26918129. Acesso em: 22 maio 2023.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZAROCOSTAS, J. How to fight an infodemic. The Lancet, [S. l.], v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X. Acesso em: 13 jul. 2023.

Veröffentlicht

2024-07-15

Zitationsvorschlag

Teixeira, M. M. T. de V. L. D. F. e ., Freire da Silva Oliveira, L. S., & Gomes São Marcos Simões, A. R. (2024). As fake news e o conhecimento linguístico – um contributo para uma reflexão sobre uma perspectiva didática: a contribution to a reflection on a didactic perspective. Revista Do GEL, 20(3), 333–359. https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3548

Ausgabe

Rubrik

Edição Temática