Nostalgia em editoriais da Revista Ferrovia: um estudo discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i1.2082

Palavras-chave:

Gênero do discurso. Editorial. Nostalgia. Ferrovia.

Resumo

O sentimento de nostalgia é a expressão de saudade por algum aspecto prazeroso do passado ao mesmo tempo em que se deseja retornar àquele momento. Devido ao fato de a nostalgia ser algo inerente ao ser humano, ela permeia os enunciados deste. Logo, se faz relevante compreender esse sentimento do ponto de vista do discurso. Tendo isso em vista, este artigo teve como objeto de estudo o discurso nostálgico analisado a partir de um corpus que compreende 87 editoriais da Revista Ferrovia publicados entre os anos 1935 e 1982. O estudo fundamenta-se primordialmente na teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin. Levando a citada teoria em consideração, o objetivo geral foi observar a forma relativamente estável da manifestação da nostalgia no discurso presente nos editoriais. Como resultado, certo padrão de manifestação foi identificado e descrito, ampliando, assim, a compreensão do fenômeno como algo profundamente discursivo e como traço fundamental do coletivo ferroviário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Destri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2013-2016). Atualmente, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição (2017).

Anselmo Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2003-2008). Professor Associado I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD´Humano).

Downloads

Publicado

10-12-2019

Como Citar

Destri, A., & Lima, A. (2019). Nostalgia em editoriais da Revista Ferrovia: um estudo discursivo. Revista Do GEL, 16(1), 111–131. https://doi.org/10.21165/gel.v16i1.2082

Edição

Seção

Artigos