Multiletramentos e formação inicial de professores de Língua Portuguesa: um olhar acerca das pesquisas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3108

Palavras-chave:

Multiletramentos. Tecnologias Digitais. Formação Docente. Pesquisas.

Resumo

Na contemporaneidade, a constante utilização das tecnologias digitais tem desencadeado processos de uso da linguagem cada vez mais dinâmicos e plurais, demandando que os docentes estejam preparados para lidar com práticas de letramentos correlacionadas à diversidade semiótica dos textos e à multiplicidade cultural e linguística das sociedades. Sob essa ótica, este trabalho analisa pesquisas que discutem como os multiletramentos têm sido entendidos/promovidos nos cursos iniciais de formação de professores de Língua Portuguesa, em alguns contextos no Brasil. O referencial teórico do trabalho concilia, especialmente, os postulados de Moita Lopes (2006) e Pennycook (2006) com os pressupostos de Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2009, 2012) e as Diretrizes da Educação Brasileira. Constata-se, por meio do mapeamento das pesquisas contidas no Banco de Teses e Dissertações da Capes (2015-2019), a necessidade de ampliação dos estudos na área, pois, de maneira geral, os trabalhos acadêmicos ainda são escassos e não desenvolvem propostas didático-metodológicas embasadas na Pedagogia dos Multiletramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Almeida dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Área de Texto - e docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFBA). Exerceu a função de docente de Língua Portuguesa no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no período de 28 de abril de 2011 a 27 de maio de 2019. É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital, (multi)letramentos, novas tecnologias e formação docente.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Santos, F. M. A. dos. (2021). Multiletramentos e formação inicial de professores de Língua Portuguesa: um olhar acerca das pesquisas no Brasil. Revista Do GEL, 18(2), 160–185. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3108

Edição

Seção

Artigos