HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS

Autores/as

  • Suelen Francez Machado Luciano Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade de Tecnologia Senac
  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1517

Palabras clave:

Teoria de conciliação de metas, Modelação proativa de metas, Hipóteses abdutivas antefactuais, Publicidade, Criação publicitária.

Resumen

Analisamos neste artigo o processo de formulação, execução e checagem de insights em situações proativas de criação de campanhas publicitárias a partir da modelação abdutivo-dedutiva fornecida pela teoria de conciliação metas de Rauen (2014). Assumimos que a criatividade na publicidade é superordenada por metas que a equipe de atendimento da agência publicitária negocia com os clientes, materializa em briefings e entrega à equipe de criação. Neste contexto, argumentamos que a emergência e a avaliação de insights podem ser mais bem compreendidas concebendo-os como hipóteses abdutivas antefactuais em direção à heteroconciliação de metas previamente definidas nos briefings. Para ilustrar nosso argumento, analisamos um vídeo publicado pela agência AlmapBBDO, relatando o case da promoção do carro Fox da Volkswagen no Planeta Terra Festival.

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Biografía del autor/a

Suelen Francez Machado Luciano, Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade de Tecnologia Senac

Possui mestrado em Ciências da Linguagem (2014), graduação em Letras Português/Inglês (2009) e especialização em Gramática de Texto: leitura, análise e produção (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Linguagem, bolsista CAPES, professora no ensino superior do Senac e professora de Língua Portuguesa para Estrangeiros. Além disso, atua na editoração da revista Memorare do Grupep-Arqueologia/PPGCL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva, com a Teoria da Relevância e a Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, com Redação Acadêmica.

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Tem experiência na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva como especialista em Teoria da Relevância e como proponente da Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, atuando como especialista em Redação Acadêmica.

Publicado

2017-09-03

Cómo citar

Luciano, S. F. M., & Rauen, F. J. (2017). HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS. Revista Do GEL, 14(2), 225–251. https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1517