HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS

Authors

  • Suelen Francez Machado Luciano Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade de Tecnologia Senac
  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1517

Keywords:

Teoria de conciliação de metas, Modelação proativa de metas, Hipóteses abdutivas antefactuais, Publicidade, Criação publicitária.

Abstract

Analisamos neste artigo o processo de formulação, execução e checagem de insights em situações proativas de criação de campanhas publicitárias a partir da modelação abdutivo-dedutiva fornecida pela teoria de conciliação metas de Rauen (2014). Assumimos que a criatividade na publicidade é superordenada por metas que a equipe de atendimento da agência publicitária negocia com os clientes, materializa em briefings e entrega à equipe de criação. Neste contexto, argumentamos que a emergência e a avaliação de insights podem ser mais bem compreendidas concebendo-os como hipóteses abdutivas antefactuais em direção à heteroconciliação de metas previamente definidas nos briefings. Para ilustrar nosso argumento, analisamos um vídeo publicado pela agência AlmapBBDO, relatando o case da promoção do carro Fox da Volkswagen no Planeta Terra Festival.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suelen Francez Machado Luciano, Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade de Tecnologia Senac

Possui mestrado em Ciências da Linguagem (2014), graduação em Letras Português/Inglês (2009) e especialização em Gramática de Texto: leitura, análise e produção (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Linguagem, bolsista CAPES, professora no ensino superior do Senac e professora de Língua Portuguesa para Estrangeiros. Além disso, atua na editoração da revista Memorare do Grupep-Arqueologia/PPGCL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva, com a Teoria da Relevância e a Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, com Redação Acadêmica.

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Tem experiência na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva como especialista em Teoria da Relevância e como proponente da Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, atuando como especialista em Redação Acadêmica.

Published

2017-09-03

How to Cite

Luciano, S. F. M., & Rauen, F. J. (2017). HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS. Revista Do GEL, 14(2), 225–251. https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1517