HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE CONCILIAÇÃO DE METAS
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i2.1517Keywords:
Teoria de conciliação de metas, Modelação proativa de metas, Hipóteses abdutivas antefactuais, Publicidade, Criação publicitária.Abstract
Analisamos neste artigo o processo de formulação, execução e checagem de insights em situações proativas de criação de campanhas publicitárias a partir da modelação abdutivo-dedutiva fornecida pela teoria de conciliação metas de Rauen (2014). Assumimos que a criatividade na publicidade é superordenada por metas que a equipe de atendimento da agência publicitária negocia com os clientes, materializa em briefings e entrega à equipe de criação. Neste contexto, argumentamos que a emergência e a avaliação de insights podem ser mais bem compreendidas concebendo-os como hipóteses abdutivas antefactuais em direção à heteroconciliação de metas previamente definidas nos briefings. Para ilustrar nosso argumento, analisamos um vídeo publicado pela agência AlmapBBDO, relatando o case da promoção do carro Fox da Volkswagen no Planeta Terra Festival.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)