Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1867

Palabras clave:

Letramento acadêmico, Etnografia, História do texto, Pesquisa sobre escrita acadêmica, Ensino de escrita acadêmica

Resumen

Apresento, neste artigo, uma perspectiva etnográfica como embasamento para a pesquisa sobre escrita acadêmica e também para o ensino de escrita acadêmica. Para isso, inicialmente, confronto essa perspectiva com a tradição de pesquisas e de ensino de escrita embasada em teorias textuais e discursivas, que é a predominante no contexto brasileiro. Em seguida, apresento diferentes possibilidades de se usar a etnografia na pesquisa sobre escrita acadêmica, mostrando seus ganhos e limites, e defendo a possibilidade de se assumir a etnografia como teoria, como perspectiva de análise da linguagem. A noção de indexicalização é fundamental nessa abordagem proposta. Finalmente, apresento consequências para um ensino de escrita também embasado em uma perspectiva etnográfica como teoria.

 

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Biografía del autor/a

Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas

Docente no Departamento de Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Salek Fiad, R. (2017). Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista Do GEL, 14(3), 86–99. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1867