Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1867

Mots-clés :

Letramento acadêmico, Etnografia, História do texto, Pesquisa sobre escrita acadêmica, Ensino de escrita acadêmica

Résumé

Apresento, neste artigo, uma perspectiva etnográfica como embasamento para a pesquisa sobre escrita acadêmica e também para o ensino de escrita acadêmica. Para isso, inicialmente, confronto essa perspectiva com a tradição de pesquisas e de ensino de escrita embasada em teorias textuais e discursivas, que é a predominante no contexto brasileiro. Em seguida, apresento diferentes possibilidades de se usar a etnografia na pesquisa sobre escrita acadêmica, mostrando seus ganhos e limites, e defendo a possibilidade de se assumir a etnografia como teoria, como perspectiva de análise da linguagem. A noção de indexicalização é fundamental nessa abordagem proposta. Finalmente, apresento consequências para um ensino de escrita também embasado em uma perspectiva etnográfica como teoria.

 

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Biographie de l'auteur-e

Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas

Docente no Departamento de Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp.

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Publié-e

2017-12-31

Comment citer

Salek Fiad, R. (2017). Pesquisa e ensino de escrita: letramento acadêmico e etnografia. Revista Do GEL, 14(3), 86–99. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1867