Currículo por competências: (des)encontros entre os discursos oficial e pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2121

Palabras clave:

Diretrizes Curriculares Nacionais. Projeto Pedagógico de Curso. Responsividade.

Resumen

Neste artigo, focalizamos discursos oficiais da educação e discursos de professores integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública, com o objetivo de analisar a reação-resposta desses professores à prescrição legal de organização do currículo com base no conceito de competência. Para tanto, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e Formação de Professores e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Literatura da instituição pesquisada, reformulado pelos professores do NDE. Orientam a pesquisa pressupostos bakhtinianos, bem como outros aportes teóricos levantados para construir inteligibilidades sobre os dados. De modo geral, o estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Literatura sinaliza que a proposta curricular elaborada pelos sujeitos da pesquisa apresenta caráter próprio, produzindo sentidos diferenciados dos das Diretrizes, no que diz respeito à noção de competência como princípio de organização curricular.

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Biografía del autor/a

Jozanes Assunção Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com estágio de doutorado na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, Mestra em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). É membro do Grupo de Pesquisa CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória, liderado pela profa Dra. Beth Brait. É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, lotada na Pró-Reitoria de Graduação. Atuou na Universidade de Cuiabá, onde exerceu as funções de Professora e Coordenadora do Curso de Letras; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa /CNPq Linguagens, Educação e Tecnologia - GPLET; Assessora e Professora do Núcleo de Estudos Dirigidos não presenciais e Organizadora da Revista Científica LetrasMil. Atuou também como Professora Formadora na Universidade Federal de Mato Grosso para o Curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância e foi professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando especialmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, formação de professores e apoio didático-pedagógico a professores e coordenadores de cursos de graduação da UFMT.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

Nunes, J. A. (2020). Currículo por competências: (des)encontros entre os discursos oficial e pedagógico. Revista Do GEL, 17(3), 188–215. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2121