Currículo por competências: (des)encontros entre os discursos oficial e pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2121

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais. Projeto Pedagógico de Curso. Responsividade.

Resumo

Neste artigo, focalizamos discursos oficiais da educação e discursos de professores integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Cursos de Letras de uma universidade pública, com o objetivo de analisar a reação-resposta desses professores à prescrição legal de organização do currículo com base no conceito de competência. Para tanto, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e Formação de Professores e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Literatura da instituição pesquisada, reformulado pelos professores do NDE. Orientam a pesquisa pressupostos bakhtinianos, bem como outros aportes teóricos levantados para construir inteligibilidades sobre os dados. De modo geral, o estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Literatura sinaliza que a proposta curricular elaborada pelos sujeitos da pesquisa apresenta caráter próprio, produzindo sentidos diferenciados dos das Diretrizes, no que diz respeito à noção de competência como princípio de organização curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jozanes Assunção Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com estágio de doutorado na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, Mestra em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). É membro do Grupo de Pesquisa CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória, liderado pela profa Dra. Beth Brait. É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, lotada na Pró-Reitoria de Graduação. Atuou na Universidade de Cuiabá, onde exerceu as funções de Professora e Coordenadora do Curso de Letras; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa /CNPq Linguagens, Educação e Tecnologia - GPLET; Assessora e Professora do Núcleo de Estudos Dirigidos não presenciais e Organizadora da Revista Científica LetrasMil. Atuou também como Professora Formadora na Universidade Federal de Mato Grosso para o Curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância e foi professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando especialmente nos seguintes temas: estudos bakhtinianos, formação de professores e apoio didático-pedagógico a professores e coordenadores de cursos de graduação da UFMT.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Nunes, J. A. (2020). Currículo por competências: (des)encontros entre os discursos oficial e pedagógico. Revista Do GEL, 17(3), 188–215. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2121

Edição

Seção

Artigos